Brasil é a cara do Tite!

Lembro como se fosse hoje de um monte de torcedor corintiano - e alguns rivais também - que criticavam o técnico Tite pela postura com que ele armava suas equipes dentro de campo. Em um período ruim do time até apelidaram o cara de 'EmpaTite', lembram disso? Pois é, pelo bem ou pelo mal o fato é que existe um padrão tático muito bem definido nas equipes trabalhadas por ele. Na Seleção Brasileira que está disputando a Copa do Mundo não poderia ser diferente. O time faz um jogo visualmente bonito? Não. Empolga muito o torcedor com as jogavas ofensivas e de habilidade? Também não. Mas vence, e isso é fundamental.

Analisando o jogo do Brasil contra o México pelas oitavas ficou visível que a nossa Seleção jogou bem melhor. O goleiro Ochoa pegou tudo e evitou um placar mais elástico. Mas após o gol do Neymar o que se viu foi todo mundo de amarelo focado na marcação. O Gabriel Jesus a todo instante era visto acompanhando o lateral mexicano. É brincadeira? Até o Philippe Coutinho estava firme atrás dos rivais no meio campo. O único problema ao meu ver foi ter perdido o Casemiro pelo terceiro cartão amarelo. Ainda mais porque no lugar dele nas quartas entrará provavelmente o Fernandinho, que ainda leva o estigma do fatídico 7 a 1.

Até por isso não tenho dúvidas de que a Seleção Brasileira é sim uma das favoritas para conquistar esse Mundial. Tem a cara do Tite que indiscutivelmente é um dos técnicos mais vencedores do futebol. Só fica aquela coisa, né? É melhor vencer ou jogar bonito? Se não der pra fazer as duas coisas juntas, sou sempre a favor da primeira. Retranca vencedora! Igual ao Tite. A custo de muita marcação e transpiração, diga-se de passagem!

118 comentários

  1. Carvalho
    2 julho, 2018 at 13:02 Responder

    Neto, impressão minha ou o G. Jesus ta errando um monte na hora de atacar? Várias jogadas param nele, dificuldade para finalizar, várias vezes tem um companheiro livre e ele para a jogada. Firmino entrou e em 1 minuto já fez gol, quem tem a aura do gol é assim. Não ta na hora de trocar o atacante titular não?

  2. Adriano Ruivão 2 julho, 2018 at 13:09 Responder

    O primeiro gol foi do Tite. Os pontas (Ney e William) inverteram os lados, trocando passe no meio, quebrou a marcação.

    Willian cruzou pela esquerda, Jesus, Neymar e Paulinho fecharam pelo meio para finalizar, sem marcação na pequena área.

    É ou não é gol de manual de treinador?

  3. Carlos Henrique 2 julho, 2018 at 13:15 Responder

    Neto, vejo o Brasil jogar e lembro muito a forma que o Corinthians jogava , na maioria dos jogos conquistava a vitória no segundo tempo.Qual seleções que estão no Mundial no momento pode dificultar essa esquema que o Tite monta?
    Abraços.

  4. Santana 2 julho, 2018 at 13:16 Responder

    Neto,como você se sente em nunca ter jogado uma copa?Deve se sentir um ze ruela né..Ah, e só pra lembrar,Felipão que você tanto critica tem muito mais títulos do que o Tite,e olha que os 2 tem o mesmo tempo de carreira

  5. Danilo de Oliveira Costa 2 julho, 2018 at 13:21 Responder

    Craque Neto, vc percebeu a mudança tática do Bradil ? Posicionou o Neymar CENTRALIZADO, saindo daquele canto esquerdo. Assim como o William, que saiu daquele canto direito. Gabriel Jesus é ponta, sempre foi assim no Palmeiras e até mesmo no Man. City do Guardiola. Neymar e William, saiam do cantinho!!!

  6. Lucas Thiago Teles da Silva 2 julho, 2018 at 13:28 Responder

    Boa tarde Neto,

    Concordo no que você diz. Mas, estou receoso ainda por uma certa “afloração” dos jogadores, sei que é muita viagem, mas ainda imagino um Neymar indo além do seu limite, como o Marcelo e companhia… Tenho empatia pelo Jesus, mas não sei o que falta a ele desenvolver e atacar, avançar e nos trazer muito Gols!
    Parabéns Neto pelo trabalho
    Deus te abençoes hoje e sempre!!

  7. Dirceu 2 julho, 2018 at 13:30 Responder

    Craque voçe tem toda razão, prefiro o Brasil jogando com raça, calma, e não dando show de bola como muitos querem, pois não tem como mais no futebol de hoje existir o jogo bonito, hoje é ganhar ou ganhar, não tem jeito de querer mais jogar bonito. O Brasil, de fato, não jogou aquele futebol contra o México, mas o importante é a conquista da vaga nas quartas de finais, e outra coisa, to gostando do Alisson, tá pegando com firmeza, tá focado, ta seguro no jogo, concorda comigo craque?

  8. Gilberto Vicente Jr. 2 julho, 2018 at 13:54 Responder

    Netão pode me chamar de louco mais que falta faz o Arthur do Grêmio nessa convocação hein garotinho , não acha que ele seria um substituto a altura pro Casemiro nessa altura do campeonato? Eu sinceramente não confio no Fernandinho e muito menos no Fred pra entrar nesse time em plenas Quartas de Finais… Que os Deuses do Futebol estejam conosco na sexta!

  9. Marcelo 2 julho, 2018 at 14:07 Responder

    Chupa Neto, eu vi agora no seu programa “Chupando às Bolas” os torcedores do México querendo quebrar o Fernandinho ao vivo. Ainda bem que aquele brasileiro entrou no meio e não deixou. Se eu tivesse lá ia aproveitar pra levantar a faixa de “Chupa Neto!”.

  10. Nélio 2 julho, 2018 at 14:15 Responder

    Neto o que você mudaria para pegar a Bélgica? Penso que seria interessante tirar o Gabriel Jesus e colocar o Firmino como um falso 9, sendo este um estilo do próprio Tite, lembro que na final contra o Boca Juniors ele fez isso, como também o Fábio Carille em algumas ocasiões. Se ele fizesse isso preencheria um pouco mais o meio campo. O que você acha se levarmos em consideração que o Gabriel Jesus anda em baixa e o possível adversário possui mais qualidade técnica que o México e uma das melhores seleções da copa até o momento?

    • Rodrigo 3 julho, 2018 at 08:50 Responder

      Firmino, nunca será um falso 9, não tem velocidade amigo. E outra, time que está ganhando não se muda; Gabriel Jesus tem uma disposição tática incansável, volta para marcar, acompanha os laterais como Craque Neto citou, tem agilidade para acompanhar laterais rápidos e ajudar na marcação. Firmino, é um 9 das antigas, forte, brigador na área, ajuda também a marcar, mas não tem a mesma velocidade e resistência que o Gabriel. Para o esquema tático do Tite, o Gabriel vem apresentando um trabalho exemplar taticamente, Firmino entrando no 2 Tempo, com uma zaga mais cansada, centralizando o Neymar junto do Coutinho, abrindo nas pontas Gabriel e Willian e Firmino, fica como aquele 9 forte dentro da área, por isso o Tite não o tira, no esquema tático, ele faz sua função exemplarmente, e tá dando certo, ele não faz gols, mas o Brasil como coletivo faz os gols, e ainda não sofre gols, devido a essa disposição tática… Abraços

  11. Raul 2 julho, 2018 at 14:16 Responder

    Neto, você vê alguma razão nas reclamações do técnico Osório sobre a postura dos jogadores brasileiros e arbitragem ou é só chororô de mal perdedor?

  12. Rennan 2 julho, 2018 at 14:32 Responder

    Eh isso, finalmente o Tite mostrou pq tem q respeitar a camisa amarela 5 estrelas,Foi sufoco,mas o Tite fez o jogo certíssimo,esperou o Mexico cansar e colocou o time pra cima,Neymar e William estrearam hj na Copa voando,Firmino em 10min fez mais q o Jesus em 4 jogos,mas tem q dar mérito a zaga,Miranda sempre certo e Thiago Silva hj eh o Melhor zagueiro da Copa,agr q venha Sexta!!!!!
    Netão
    1: Vc axa q o Filipe Luis ganha a posição do Marcelo???
    2: Esse elenco do Brasil tem td pra ser Hexa ou ainda falta mais um poko???
    3: Essa Copa das zebras,quem vc axa q pode ir pra Final da outra chave possivelmente contra ou Brasil ou França?Croácia ou Inglaterra ou outro???
    4: Se o Tite vencer a Copa,ele se iguala ou passa o Telê Santana cm maior treinador BR da historia???
    5: Netão vc se sente frustrado p n fazer a Copa lá na Rússia ou vc ve isso c naturalidade???

    • Santana 2 julho, 2018 at 21:16 Responder

      Ta louco?kkk Maior treinador BR? Tite não tem mais nem metade dos títulos do Felipão,mesmo ganhando a copa estará muito atrás de Felipão,Luxemburgo e Muricy…Maior treinador BR da história,é cada besteira que eu tenho que ler na internet

      • Craque Neto 3 julho, 2018 at 02:08 Responder

        Eu acho. Um dos poucos – talvez ÚNICO – que conquistou todos os títulos possíveis por um clube brasileiro.

  13. JONAS 2 julho, 2018 at 14:34 Responder

    Ehh netão véi de guerra, deve ser um tesão ganhar um salário tão alto, e remar conforme a maré né?

    GANHOU? COMEMORO E FALO QUE JA SABIA, QUE É FAVORITO E QUE VAI SER CAMPEÃO.

    PERDEU? frito todo mundo, critico, falo que ja sabia e disparo pra todos os lados.

    Simples assim, sem ética, sem comprometimento com a verdade, sem a menor vergonha de ter vídeos gravados falando totalmente o contrário, o oposto do que está se dizendo agora.

    Como é Neto, fala pra gente.. como é ganhar dinheiro pra fazer algo tão simples?

    • Craque Neto 2 julho, 2018 at 18:15 Responder

      Melhor coisa do mundo! Agora me explica como falar bem de um time ruim e falar mau de um time bom. Se você resolver esse mistério eu mudo.

  14. João 2 julho, 2018 at 14:38 Responder

    Firmino no lugar do G. Jesus já!!! Centro-avante é para fazer gols, marcar é importante, mas sua principal função é fazer gols!! O moleque está apanhando da bola, está com dificuldades para dominar, finalizar e segurar a bola. Firmino está mais preparado!!!!

  15. RAFA 2 julho, 2018 at 14:51 Responder

    NAYMAR, NEYMAR, NEYMAR, MEYMAR, NAYMAR, NEYMAR, NEYMAR, MEYMAR, NAYMAR, NEYMAR, NEYMAR, MEYMAR, NAYMAR, NEYMAR, NEYMAR, MEYMAR, NAYMAR, NEYMAR, NEYMAR, MEYMAR….

  16. FERNANDO 2 julho, 2018 at 15:05 Responder

    Acho que o Tite pensa que quem fica na defesa jamais sofrera um contra- ataque, agora quem ataca com certeza sofrera um contra-ataque, além do mais foi muito bom dar uns minutos para todo o povo brasileiro sentir como é bom torcer para o nosso timão, BRASIL CAMPEÃO EM CIMA DA RUSSIA.

  17. Jean Brazão 2 julho, 2018 at 15:17 Responder

    Neto, você acha que o TITE pode treinar algum Gigante Europeu ? Real, Barça, Bayern M.United ,Tem Perfil pra isso ?

  18. Danillo Dias 2 julho, 2018 at 15:18 Responder

    Craque Neto, o que falar do Firmino no banco sendo que toda vez que entra muda o time e mete gol?? O pessoal fica falando que o G. Jesus tem uma importancia no esquema tatico, mas e o GOL? Ta na cara que a Vivo nao quer tirar o G. Jesus!

    • Rodrigo 3 julho, 2018 at 08:54 Responder

      Meteu um gol apenas o firmino, muda o jogo pois pega uma zaga cansada, pois sempre entra após os 30 do Segundo Tempo. E hoje, e sempre, o futebol vencedor foi de coletivo e disposição tática, olhe o jogo com mais atenção, por mais que o gabriel não venha marcando gol, o time vence, pois não depende só dele. Só que a disposição tática dele é fundamental, acompanha laterais velozes, dando sempre ajuda aos nossos laterais na marcação, o Firmino não aguenta, pois é mais lento, aprenda, futebol é coletivo, e o time titular, coletivamente vem bem, tanto é que está invicto e a melhor defesa e sistema defensivo da competição.

  19. Eduardo maisao 2 julho, 2018 at 15:59 Responder

    Eh noix neto ! Pra ficar perfeito tem q dar um basta pro artista Neymar q fez escola de teatro no Santos , como todas as gerações de jogadores da base do Santos que historicamente se jogam e jogam a arbitragem a torcida e a mídia contra seus adversários . Um jogo sujo santista desde antes a época de pele . Anota aí neto escola de teatro sfc vai revelar muito artista pra Globo aí !!!

  20. Anderson 2 julho, 2018 at 16:34 Responder

    Ê grande Neto!!! Concordo plenamente!!! Estive falando isso, é o que chamam, futebol de resultado. A seleção tá praticamente igual o Corinthians do Tite, o jogo não é bonito, mas ganha. E tomamos só 1 gol nessa copa, muito a cara do Corinthians. Posso me enganar, mas acho que dificilmente seremos vazados. Acho que só conseguem eliminar a gente se for nos penaltis.

  21. Marcio 2 julho, 2018 at 17:16 Responder

    E Neto você não acha que o Gabriel Jesus está fazendo aquilo que o Tite está pedindo por isso que ele não sai do time

  22. Otacilio 2 julho, 2018 at 17:33 Responder

    Agora é contigo
    Alisson × Courtois
    Fagner × Vertonghen
    T. Silva × Alderweireld
    Miranda × Kompany
    Marcelo × Munier
    Fernandinho × Witsel
    Paulinho × De Bruyne
    Coutinho × Hazard
    Willian × Mertens
    Neymar × Carrasco
    G. Jeus × Lukaku

  23. Lucas 2 julho, 2018 at 17:41 Responder

    Bélgica vai partir pra cima do Brasil, ouvão respeitar os canarinhos?
    E o Casemiro? Somente o Fernandinho pode fazer a função dele? Você fica preocupado?
    Valeu craque Neto!

  24. Daniel 2 julho, 2018 at 17:43 Responder

    Monstro, vc não acha que o Tite colocou o Fernandinho justamente o Fernandinho no segundo tempo pra fazer a função do Casemiro e justamente “treinar” e testar já que o Casemiro já havia tomado o amarelo? Foi essa a impressão que tive ao vê-lo jogando. Inclysive o gol do Firmino surgiu em um contra ataque que começou justamente numa roubada de bola dele à la Casemiro? Forte abraço

  25. Rafael Rodrigues 2 julho, 2018 at 18:05 Responder

    Neto o que achou do adversário do Brasil? Era melhor pegar o Japão e acontecer de os cara entrar de salto alto, ou logo a Bélgica mesmo pra pegar uma moral maior ?

  26. Mauricio 2 julho, 2018 at 18:41 Responder

    Craque Neto , qual é o seu palpite para o jogo contra a Bélgica ? Na sua opinião , a Bélgica a é favorita pela frieza dela sair atrás no placar e virar o jogo contra o Japão . Na sua opinião como ex-jogador e comentarista , o Brasil está preparado em uma eventualidade sair atrás no placar e virar o jogo , ou pode acontecer um apagão como em 2014 . Forte abraço .

  27. Mauro 2 julho, 2018 at 19:01 Responder

    O pique fez pênalti no jogo da Espanha por medo de desarrumar o topete. O neimar só jogou bem hoje porque ele alinhou, balanceou e calibrou o cabelo.tenho uma sugestão: nos 30 minutos de jogo faz uma parada técnica pra ajeitar o cabelo do pessoal.na beirada do campo pra todo mundo ver. Já pensou? Uma equipe pra cada jogador lavando secando em no máximo 5 min.igual carro de fórmula 1 .Não ia ser Legal? O que vc acha?

  28. Alex 2 julho, 2018 at 19:10 Responder

    Neto vc ta pegando no pé do gabriel so pq ele jogou no verdao.ele taticamente ta jogando muito bem para de ser clubista

  29. Davidson 2 julho, 2018 at 19:12 Responder

    Admiro sempre você, por ser sempre verdadeiro e leal quando fala, mas dá uma raiva de escuta a babação do Galvão e Ronaldo, ainda bem que tem o casa grande ali que comenta de uma maneira sensacional!
    Você é o único que sempre fala do futebolzinho medíocre do Fernandinho, sendo ele o único que pode substituir o monstro Casemiro, o que o Tite tem que fazer pra zaga não fica tão exposta ? Os laterais ficarem mais ou o Paulinho como fez hoje e ficou mais?

  30. Deimon 2 julho, 2018 at 22:42 Responder

    Neto , vc não acha entrando com Renato Augusto igual ele jogou nas olimpíadas como primeiro volante teríamos mais qualidade na saída de bola ? Abraço e vai curinthia !!!

  31. Bruno Silva 2 julho, 2018 at 23:23 Responder

    Netão só sei de uma coisa, dia 10 e quase 100% de certeza que vamos conhecer o campeão da copa da Rússia 2018 concorda?

  32. Caramelo 3 julho, 2018 at 00:03 Responder

    Craque neto você não acha que o ano está passando rápido demais? Parece que a cada ano o tempo passa mais depressa! Analisa a semana por exemplo quando assustar já é sexta!

  33. Adriano 3 julho, 2018 at 01:18 Responder

    Craque Neto no lugar do Casemiro o Fernandinho vai jogar no lugar do Casemiro. Na minha opinião craque Neto eu colocava o Geromel como volante de marcação para parar o lukaku e o outro jogador bom também . E aí craque Neto o que você acha?

  34. Neigritos 3 julho, 2018 at 02:04 Responder

    Neto . Um pq vc critica tanto o Fernandinho ? A quanto tempo ele está na Europa . Será que o Guardiola concorda pq lá ele é titular kkk
    O brasileiro nunca esta contente . Sempre quer mudar algo sempre alguém ficou de fora para substituir que já está lá
    Pq em 2014 é passado . Passado não entra em campo
    Fica na paz Neto Velho gafanhoto….monstro

  35. Danilo 3 julho, 2018 at 04:51 Responder

    Neto…pelo amor…PARA DE FALAR DESSE 7 x 1… poxa vc fala mais nisso que os próprios alemães…ja passou, outra era, outro time e outro técnico…Alemanha tá fora e já ganhamos a final das Olimpíadas contra os caras…e ainda somos favoritos ao título e estamoa firmes na competição …então chega de fica e cutucando o passado e bola pra frente.. .chega de falar nisso nos seus posts poxa!!!! Vamos torcer sem gorar os caras!!!! AQUI É BRASIL!!!!!!

  36. Galope 3 julho, 2018 at 06:28 Responder

    Netao, qual das seleções já desclassificadas que apresentou um futebol mais vistoso.
    México de Losano
    Japão do Honda
    Espanha do Iniesta
    Peru do guerreiro

  37. Duff 3 julho, 2018 at 11:27 Responder

    Craque Neto.
    O Tite é o novo Lazaroni. Em aparência e em retranca e convocação medrosa.
    Se não fosse o Neymar já era seleção.

  38. Dimas Ribeiro 3 julho, 2018 at 11:45 Responder

    Neto você disse que o Coutinho não é isso tudo e que ele não ganha uma copa pra gente ?
    Obs: ele foi-o melhor jogador do Brasil na primeira fase na opinião da grande maioria !!!

  39. Guilherme 4 julho, 2018 at 00:41 Responder

    Netao o que vc que da o jogo do Brasil sexta??
    Fizemos um teste em montar a seleção de 94 para cá , diga se de passagem só quem jogou na copa !!!
    Lá vai a minha
    Titular Goleiro Taffarel ld Cafu 3zag Aldair 4zag Miranda le R Carlos vol Casemiro mc Kaká ma Rivaldo ma R Gaúcho At Ronaldo at Romário
    Banco Marcos Dida d Alves tsilva juan Marcelo Mauro silva Zé Roberto Coutinho Bebeto Neymar Adriano
    Concorda netao abs

    • Craque Neto 4 julho, 2018 at 01:10 Responder

      Dá Brasil, claro! De 94 pra cá? Taffarel, Cafu, Juan, Aldair e Roberto Carlos; Casemiro, Dunga, Ronaldinho e Rivaldo, Ronaldo e Romário. Técnico: Tite

  40. Thiago Costa Constancio 7 julho, 2018 at 15:40 Responder

    Cássio – Corinthians
    Fagner- Corinthians
    Marquinhos – ex Corinthians
    Paulinho – ex Corinthians
    Renato Augusto – ex Corinthians
    William – ex Corinthians
    Firmino- Corinthiano
    Tite – ex Corinthians
    Edu Gaspar – ex Corinthians

    Agora entendi pq se ferramos na copa ! Obrigado cara do Tite ! Vcs são uma comédia