Início » Em Destaque » Aposentar no auge não é para qualquer um

Aposentar no auge não é para qualquer um

Esses dias lembrei de quando parei de jogar bola profissionalmente. Estava na Venezuela atuando por um time chamado Deportivo Italchacao , que era patrocinado pela Parmalat. No treinamento fui chutar uma bola para o gol. Corri e fiz uma força danada para soltar uma bomba de canhota. Sabe o que aconteceu? Saiu um traquezinho e o goleiro só encaixou. Ali percebi que não dava mais pra mim. Entrei no vestiário, peguei minhas chuteiras e fui pra casa. No dia seguinte estava embarcando de volta para o Brasil. Fui dar satisfação para os caras só quando pousei em São Paulo. Aposentei aos 33 anos. Nunca me arrependi disso.

Hoje vejo o quanto é difícil para os caras que já tiveram o auge em grandes clubes darem sequência nessa reta final de carreira. A grande maioria sofre e a queda física faz com que ele procure clubes menores – em centros do futebol menores também – para continuar trabalhando com dignidade. Ainda mais porque a maioria da boleirada sustenta várias famílias (irmão, pais, tios, primos e a dele própria – todo mundo encosta).

Por isso tenho respeito e admiração por aqueles caras que conseguem caminhar e parar sempre no auge. Conseguem perceber o fim sem nenhum tipo de constrangimento e se preparam para pendurar as chuteiras com naturalidade. O Pelé talvez tenha sido um baita exemplo. Fez a carreira no Peixe e foi para os EUA promover o futebol por lá. Parou no auge total. Algo parecido, mas do outro lado do mundo, fez Zico no Japão. O ídolo máximo do Flamengo brilhou a carreira inteira e apesar dos problemas físicos resolveu parar ainda em alto nível. Mais recentemente o Zidane fez isso no Real Madrid. E se bobear ele ainda joga melhor que os caras que estão no time atual.

Só me dá tristeza ver gente se arrastando em campo porque não consegue largar o osso. Ou seja, não teve o entendimento que o futebol já largou dele. Se conhece alguém assim, comente abaixo o exemplo que mais se encaixa com o conteúdo desse post. Valeu garotinhos!

58 comentários

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.