Aposentar no auge não é para qualquer um

Esses dias lembrei de quando parei de jogar bola profissionalmente. Estava na Venezuela atuando por um time chamado Deportivo Italchacao , que era patrocinado pela Parmalat. No treinamento fui chutar uma bola para o gol. Corri e fiz uma força danada para soltar uma bomba de canhota. Sabe o que aconteceu? Saiu um traquezinho e o goleiro só encaixou. Ali percebi que não dava mais pra mim. Entrei no vestiário, peguei minhas chuteiras e fui pra casa. No dia seguinte estava embarcando de volta para o Brasil. Fui dar satisfação para os caras só quando pousei em São Paulo. Aposentei aos 33 anos. Nunca me arrependi disso.

Hoje vejo o quanto é difícil para os caras que já tiveram o auge em grandes clubes darem sequência nessa reta final de carreira. A grande maioria sofre e a queda física faz com que ele procure clubes menores – em centros do futebol menores também – para continuar trabalhando com dignidade. Ainda mais porque a maioria da boleirada sustenta várias famílias (irmão, pais, tios, primos e a dele própria – todo mundo encosta).

Por isso tenho respeito e admiração por aqueles caras que conseguem caminhar e parar sempre no auge. Conseguem perceber o fim sem nenhum tipo de constrangimento e se preparam para pendurar as chuteiras com naturalidade. O Pelé talvez tenha sido um baita exemplo. Fez a carreira no Peixe e foi para os EUA promover o futebol por lá. Parou no auge total. Algo parecido, mas do outro lado do mundo, fez Zico no Japão. O ídolo máximo do Flamengo brilhou a carreira inteira e apesar dos problemas físicos resolveu parar ainda em alto nível. Mais recentemente o Zidane fez isso no Real Madrid. E se bobear ele ainda joga melhor que os caras que estão no time atual.

Só me dá tristeza ver gente se arrastando em campo porque não consegue largar o osso. Ou seja, não teve o entendimento que o futebol já largou dele. Se conhece alguém assim, comente abaixo o exemplo que mais se encaixa com o conteúdo desse post. Valeu garotinhos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

57 comentários

  1. Leo Moura, e outra coisa jogador não se preocupar com futuro só pensa em gasta grana, são poucos que pensa no futuro.

  2. Craque Neto vc que eh um cara que admiro e o ídolo de boa Corinthianos , e tem umas matéria interessante , não sei se está acompanhando , mas se nao tiver assista hoje o jogo da seleção Brasileira e veja os nível dos zagueiros nosso, da medo quando a bola está no pés adversário vergonhoso zagueiraiada pé de rato e laterais…meio campo pra frente excelência..Não me impressiona hoje THIAGO Silva ainda está na seleção e outros 30 das posição pq os mais novos tá osso…

  3. Neto o q vc acha de juntar Lucas Lima, Pato e Luan num mesmo time? Caberia quem mais nesse “super time”?

  4. Varios
    Jadson
    Nene
    Diego sousa
    Daniela alves
    Cassio
    Fred
    Ricardo oliveira
    E muito mais

  5. Neto, é verdade que pegaram seus números como jogador e colocaram em um programa de computador. O resultado foi de jogador mediano?.

    1. Põe aí… são 582 jogos e 284 gols. Duvido que ache tão fácil números assim em jogadores medianos. Mas o mais legal é você me prestigiar tanto aqui. Imagine se eu fosse craque, hein?

  6. Vários:
    1) Pato (tem idade, mas não tem mais foco no futebol)
    2) Jadson (acabou a 2 anos)
    3) Daniel Alves (enganado no SPFC)
    4) Sobis
    5) Fred

  7. Netão na lata
    Brasil empatou de novo no pré olímpico e precisa ganhar da Argentina se empata adeus Olimpíadas,na lata,Ganha a vaga o n??

  8. Lembra que eu opinei do Luan Neto? Quando eu disse que não arriscaria? Quero estar errado . Mas pra mim esse cara é um segundo Ganso com menos grife .

  9. neto ( na TV ) Brincadeira craque.
    apesar de ser colorado, e saber q geral daqui n gosta de vc, sem vc a tv fica sem graça. brincadeiras a parte CRACAÇUDIBOLA

  10. Neto, o Futebol brasileiro atualmente não esta te dando medo??? Tirando o time do Flamengo, o restante é tudo uma piada… Você viu o jogo do Atletico Mineiro ontem???? E o da Seleção Sub 23???? Se esse é o nosso nível de futebol de hoje e essa é a safra que vem por aí….o que será do Futebol brasileiro daqui uns anos????

  11. Neto como que times considerados grandes no Brasil como Corinthians e Atlético Mineiro perdem hoje em dia de Times como Guarani do Paraguai e Uníon Santa Fé???? Explica pra mim por favor

  12. FraCássio, Ralf, Fágner, Jadson, Clayson, Pedrinho… são só alguns nomes de jogadores que acham que jogam futebol. Só o (Zi)Danilo jogava muito nesse time ruim de bola e retranqueiro.

  13. Desde que aceitem o salário também decadente, não vejo problemas, mesmo porque estes “insistentes”, tem muito a ensinar aos jovens.
    Alguns aposentados na marra não deixaram saudades, não pela bola que jogaram, mas pelo comportamento dentro e fora do campo. Acho que nestes quesitos os vencedores mais recentes….Adriano Imperador e Emerson Sheik.

  14. Neto, por gentileza, comente:
    1. Oq acha do sistema defensivo da seleção brasileira: Thiago Silva, Miranda, Daniel Alves e Filipe Luís? Até a última convocacao foi essa. Jogadores veteranos.
    2. Como será a renovação? Estamos sem zagueiros e laterais para a convocação?

  15. Eu colocaria na lista o Clayson que acaba de sair do Corinthians. Esse se aposentou quando começou a jogar… Só engana…

  16. Rogério Ceni tinha que ter parado uns 10 anos antes (ou mais), ficou só prejudicando o time… Dalessandro, Pato (já deu né?), Daniel Alves, Fred, o Ibrah, que já ia se aposentar, pra mim pode jogar mais uns 3 anos.. CR7 joga mais 5 fácil. Lucas Lima na última temporada. Fábio do Cruzeiro. Tardelli, Sobis, Diego Sousa, Ganso, Nenê… a lista é grande.

  17. Outro dia eu pesquisei sobre jogadores meia boca do Palmeiras e descobri que o sofrível Reinaldo Xavier, Palmeiras dos anos 1980, jogou mais ou menos o mesmo tempo e número de partidas do Borja e fez o triplo de gols.

  18. Se fez gol pra cacete hein…pelo número de partidas e pela posição que jogou vc tem ótimos números

  19. Neto sou santista , mas vi você jogando desde o início , aos 16, 17 ou 18 anos e AFIRMO : jogador mediano você não foi.
    A meu ver , se fosse mais centrado , poderia atingir um nível muito mais alto , porque com talento para o futebol você nasceu .
    Um abraço , Neto . Fica com Deus .

  20. Craque Neto , parabéns e sucesso ,

    O Muricy foi o ultimo técnico que também soube a hora de parar ?

    Manda um abraço para o Bebezão(meu amigo ta operado dos ligamentos) ele me apresentou o seu blog e mesmo fora do Brasil e sem acompanhar muito as peladas dai … mas sempre apareço por aqui para ler tuas resenhas
    abs Mala
    Fica com Deus irmão

Comente!

TOP DA SEMANA

%d blogueiros gostam disto: