Estaduais vão ter fim em 2020?

A discussão entre os dirigentes brasileiros é a melhor forma de concluir o futebol em 2020. Em primeiro lugar fica difícil traçar um planejamento tendo em vista que ninguém sabe como – e principalmente quando – será o fim da pandemia do Coronavírus no País. A verdade é que TUDO está em segundo plano e paralisado por total por tempo indeterminado. Até porque dizem que uma possibilidade da doença ter se espalhado na Itália, por exemplo, foi o jogo entre Atalanta x Valência pela Liga dos Campeões. A partida foi realizada no dia 19 de fevereiro e teve milhares de pessoas presentes em um momento que ainda ninguém dava bola para o Coronavírus por lá. Alastrou!

Aqui as coisas estão um pouco diferentes. A prevenção está acontecendo rapidamente, primeiro alertando a higiene que as pessoas precisam ter, e depois enfatizando a quarentena e os problemas do convívio social. Ou seja, fundamental todo mundo ficar em casa para brecar a disseminação do vírus nas ruas. Mas e os campeonatos? Óbvio que falar qualquer coisa é especulação. Mas temos várias possibilidade dependendo do fim desse problema. Em 1918, por exemplo, o Paulistão começou em abril e só foi terminar em janeiro do ano seguinte por conta do fim da chamada ‘Gripe Espanhola’, que era a pandemia da época. Na ocasião milhões de pessoas morreram no mundo.

De qualquer forma tem algumas possibilidades como fazer o Brasileirão em turno único, limitar a reta final dos Estaduais somente aos clubes que tem chances de títulos (como foi em 1918) e até cancelar de vez a competição. E se a decisão for essa última, qual o problema? Afinal é muito mais importante a vida das pessoas do que um campeonato de futebol. Ou será que alguém em sã consciência ainda questiona isso???

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

34 comentários

  1. Neto vc acha que o corona virus salvou carro do Tiago Nunes pelo menos por enquanto?

  2. Kkkk teu sonho a última né!!! Louco q isso aconteça sabe q seu corithiansvirus tem chances enorme de chegar ao ridículo rebaixamento do paulistinha.aff quer enganar quem com este discurso ?

  3. Na minha humilde opinião tinha que pegar os últimos 4 campeões e fazer semifinal e final. Kkkk vai Corinthians

  4. Neto o meu respeito quando você enfatiza que o mais importante é a vida das pessoas, vejo vários programas esportivos só se preocupando no que vai acontecer com os campeonatos. Me desculpa a vocabulário foda-se o futebol o mais importante é a vida das pessoas. Gosto de você pra caramba, Deus te abençoe!

  5. Netão pra vc qual seria o ideal?
    1: Termina os campeonatos sem campeão e sem rebaixados e divide igualmente a premiação?
    2: Termina os campeonatos com campeão pela classificação e sem rebaixados?
    3: Volta os estaduais onde parou?
    4: Faz que nem o PVC supostamente falou, campeão e rebaixados pela média dos últimos cinco anos (Corinthians seria o campeão)
    5: Nenhum dos 4

  6. Craque Neto, acho que limitar os campeonatos estaduais somente aos times que tem chance de título e brasileirão em turno único seria a maneira mais sensata de definir o futebol a partir de agora nesse ano de 2020.
    Não vai fugir muito disso.

  7. Neto simples de resolver campeonato Paulista faz a parada e só retorna em 2021 dando sequência fazendo alguns ajustes tipo jogos de ida e volta fases finais e quem for campeão seria campeão 2020/2021.

  8. Neto, quando tudo passar, porque não pegar o 4 primeiros e fazer uma semi final logo, os vencedores fazem a final.

  9. Se o pvc realmente falou isso de média dos últimos campeonatos pra definir o rumo da competição, comprova o que sempre desconfiei.. Quê ele não sabe p…. nenhuma de futebol.

  10. Adequar o calendário brasileiro ao do europeu talvez seja a melhor opção.estadual vai encaixando aí…falta pouco…e o campeonato só tem valor nas duas últimas fases.

    Não seria humano essa boleirada aí da série a que tem a vida feita doar 1 ou até 3 salários(todos os jogadores) para a população comprar comida??ou algo do tipo?
    A elite do país tem o dever de cuidar do povo
    Quando digo elite é elite mesmo…tipo a boleirada…
    Oque acha netão?
    Abraços e força pra todos!!!

  11. Neto, já tenho esta idéia a tempos: Primeiro passo criar campeonato competitivo e com custos menores sem tirar autonomia das federações: Cada clube vai disputar apenas a sua divisão, somente Brasileiro: SERIE A e B como estão; série C 162 times divididos em 9 grupos de 18 times regionalizados a 3 estados ( ex PR,SC,RS). Classifica 32 para mata-mata , 3 cada grupo + 5 melhores 2º colocados e 3 cada grupo rebaixados ( total: 27). Série D, 27 grupos, campeonatos independentes ( estados) com 2 vagas para cada estado para copa do brasil e o campeão de cada grupo sobe para série C. COPA DO BRASIL 256 TIMES: 20A+20B+162C+54D. Time de divisão inferior como mandante ( jogados meio semana). Finalizando, os estaduais regidos pelas federações locais terão briga por 2 vagas copa do brasil, além do campeão subir, pode ser feito por 3, 4 meses ou ano todo dependendo do acordo entre clubes do estado e federações, a série c regionalizada fica atrativa porque em cada grupo de 18 caem 3 e classifica mínimo 3, tem briga na parada os 162 times jogam a Copa do Brasil, ele não vai querer perder a vaga garantida todo ano, assim não vai querer cair.

  12. Caso a pandemia acabe até julho.BRASILEIRÃO TODAS AS DIVISÕES: Inicia 1º turno 02/08/2020 até 08/11/2020 – 19 rodadas. Sobraram 10 meio de semanas livres para terminar Copa do Brasil e Libertadores.
    Continuação estaduais 2020: 15/11/2020 A 23/12/2020 ( tem 12 datas com meio semana,maioria estaduais necessita 10 para terminar, deixa 2 livres para final libertadores e copa do brasil) ESTADUAIS 2021, jogadores já tiveram férias, inicia -se na sequencia para se fazer 1 contrato com jogador de novembro 2020 a 07 de março 2021 ( quem tem somente estadual a jogar, faz 4 meses e 1 semana ). Ah e o time que falta 2 jogos para terminar o campeonato 2020 e cair ? Joga só 2 vezes ? Não , a federação local vai fazer a 2 divisão 2021 paralela a 1 divisão de 2021, para que este time que caiu jogue na sequencia. BRASILEIRÃO 2 TURNO : 19 RODADAS inicia -se 10 março 2021 a 06 junho ) termina 1 semana antes copa América 2021e tem 26 datas com meio de semana, logo jogando 19 sobram 7 para libertadores 2021. Copa do Brasil 2021 iniciar segundo semestre. Libertadores 2021 cria um sistema para classificar, seja pelo 1 turno deste ano e ao final do brasileiro jogados os 2 turnos teríamos os classificados para libertadores 2022. Veja que os argentinos adequaram o calendário eles tem tempo e chegam melhor preparados porque jogam a divisão nacional e que os Brasileiros que jogam estaduais na época.

  13. Acho que a melhor alternativa e que resolve tudo de uma vez é a seguinte: esquece esse ano.. Cancela todos os campeonatos e começa ano que vem como se nada tivesse existido 2020, isso deixaria tudo correto em todas as divisões, seria algo justo pois ninguém cairia em nenhuma divisão, ninguém subiria, a libertadores teria os mesmos times, nada seria alterado.

  14. Neto você é um dos caras mais lúcidos e inteligentes que conheço, mesmo nesse momento tão difícil você representa o mesmo pensamento de milhões de brasileiros, disse tudo. Sou palmeirense e sou teu fã, um abraço!

  15. Mesmo que o meu time tenha condições reais ou ilusórias de ser campeão, o estadual pra mim significa nada nos dias de hoje, é um campeonato de preparação apenas, não serve pra mais nada além disso. Mas é claro que agora pros corinthianos, que já estão virtualmente eliminados, o campeonato significa menos ainda pra eles, mas somente agora, né?

  16. Meu pensamento é o seguinte, no caso de ficar pelo menos 3 meses parado:
    Campeonato paulista – cancela e ficam valendo as posições da classificação geral até aqui. Ou seja, Santo André campeão, Palmeiras vice, Botafogo e Ponte rebaixados.
    Copa do Brasil: prossegue, porque já começou.
    Campeonato Brasileiro: cancela o Brasileirão em todas as séries, os acessos e descensos ficam valendo pro ano que vem como se 2020 não tivesse existido. Os principais clubes estarão disputando Libertadores e/ou Copa do Brasil. Os demais inventam torneios com apoio da CBF pra não ficarem parados.
    Creio que dá pra espremer a Libertadores no segundo semestre.
    Sugestão de leigo em planejamento e sem avaliar muito.

  17. Craque Neto quando o Coronavirus surgiu na China você imaginava que rapidamente se espalharia pelo mundo e chegaria ao nosso Brasil? Te assusta? Fico pensando naqueles que moram na roça sem tv e nem sabe o que assola o mundo e mais ainda naqueles em condições de rua que não tem para onde ir.

  18. Dois cracaços, maestros, 10 clássicos, um destro outro canhoto um hermano outro canarinho. Aí é difícil mesmo de escolher

  19. Neto: temos que abrir mão do Gaúcho. Estou de quarentena desde quarta passada. Trabalho remoto desde sexta, com previsão de retorno pós 19/4, com sorte. Ou seja, não dá tempo de estadual. Fica libertadores e brasileiro e copa do brasil só para quem não é da Liberta. É o jeito. Na história, 2020, não teve.

Comente!

TOP DA SEMANA

%d blogueiros gostam disto: