Espetáculo bom não é apenas sinônimo de bons jogos

Nas últimas rodadas tenho visto um retorno considerável de torcedores nos estádios do Brasil. Nas novas arenas de São Paulo recorde absoluto. No Recife o Sport sempre surpreende com sua fanática torcida. A mesma coisa pode se dizer no Rio de Janeiro, que tem levado bastante gente ao Maracanã muito em função da contratação dos ídolos Guerrero e Ronaldinho Gaúcho pela dupla Fla-Flu. Mas olha que curioso: ainda assim a boleirada está devendo futebol. São poucos gols e poucas jogadas de efeito neste Brasileirão. Pra falar a verdade tem dado dó ver a bolinha que muitos times tem jogado.

Aí você, caro internauta, me pergunta: "Então qual a lógica? Por que a torcida está voltando?". Os especialistas em marketing, sobretudo dos grandes centros onde o marketing esportivo é levado a sério, dizem que não basta ter um bom time para atrair público. Você como dirigente precisa gerir grandes espetáculos, que vai desde o estrutura disponível nos estádios, passando por motivar o torcedor através de grandes ídolos e força de mídia, até sim chegar nos jogos. E as duas primeiras coisas acho que tem melhorado gradativamente. Deve ter tido muito desvio de dinheiro na construção das novas arenas, mas o fato é que elas estão aí e tem ajudado na evolução do esporte no País (pelo menos onde, de fato, tem time para usá-los). Com o tempo os bons espetáculos vão excluir os marginais. Ou melhor, a marginalidade.

Acho que agora é aprimorar o que já vem sendo feito de positivo e começar a evoluir tecnicamente a boleirada. E isso tem que começar lá embaixo, nas categorias de base. Ainda dá pra recuperar o tempo perdido. Basta querer. Quem sabe um dia voltaremos a ter o melhor futebol do mundo. Quem sabe...

20 comentários

  1. Daniel 25 julho, 2015 at 19:43 Responder

    Craque Neto, você acha que alguns jogadores brasileiros que se naturalizaram teriam espaço na seleção brasileira jogadores como Thiago Alcantara do Bayer, Thiago Motta do PSG poderiam formar a dupla de volantes da seleção, e o nosso camisa 9 poderia ser o Diego Costa do Chelsea, e é brincadeira o Brasil ter jogadores desse nível,e deixar que eles se naturalizem para poderem arrembentar em outras seleções, eai fera o que você acha?

    E Ainda falam que no Brasil não tem talento,podemos não ter 2,3 Neymar mas quem tem? um exemplo disso é a Alemanha onde ali nenhum jogador tem condições de der o melhor do mundo! flw um abraço!

  2. Daniel 25 julho, 2015 at 20:43 Responder

    O que falta a alguns jogadores de hoje (Brasil) é o que falta a qualquer um que entra numa profissão apenas por dinheiro, poder e status.

  3. Leonardo 26 julho, 2015 at 09:25 Responder

    Craque Neto realmente as torcidas estão fazendo sua parte, e na sua visão, quais times estão jogando uma bola redonda???

  4. Antonio Florio Neto 26 julho, 2015 at 11:40 Responder

    Neto, o que começa errado e fica estabelecido fica complicado de consertar. Concordo que a base é a solução para melhorar tecnicamente o futebol, mas para que ele seja a solução é preciso voltar ao que era feito ha 40, 50 anos atrás quando os olheiros iam aos campos de várzea e entregavam um cartão ao moleque que se destacava convidando-o a fazer peneira nos clubes, sem empresário, agente, ou investidores.

  5. Felipe 26 julho, 2015 at 12:27 Responder

    e ainda falam que o futebol esta em uma decadencia , a seleção tudo bem esta dando vergonha , mais fala ai craque neto o que acha que esta pior o brasileirão que é uns dos campeonatos mais dificeis do mundo ou , o tal de dunga que é uma vergonha na frente da nossa amarelinha ? sem falar de um tal escandalo da FIFA ne kkkkk . abraço craque neto

  6. JUAN 30 julho, 2015 at 14:54 Responder

    Marketing e novas arenas som muiito importantes.A torcida vai para o estadio e com torcedores empolgados e comprando ingressos para ir no estadio, os clubes aumentan suas vervas para investimentos e boms jogadores(sirva de exemplo o Palmeiras).O exemplo de ontem no Mineirão e claro.Um clasicaço,um baita de estadio LOTADO e uma torcida de 10.Um gramado espectacular que da para jogar mais rapido e com mais espectaculo.Tomara que tudo continue asim e o futbol brasileiro seja tam grande como sempre foi.e jogadores comprometidos e trabalhando al 200% sem se relaixar so porque aquí e Brasil e parece que o nivel de exigencia e menor.Mais a gestão dos dirigentes,tipo Pablo Nobre como você dize,e FUNDAMENTAL,grana e igual a FUTBOL DE PRIMER NIVEL.Como o jogo de ontem não tem muito melhor na Europa.la eles tem os melhores do mundo,mais o nivel do jogo de ontem,igualzinho.Um abraço craque Neto.