Por que ninguém valoriza a arma secreta?

Recentemente tenho feito algumas entrevistas exclusivas com personagens importantes do futebol. Portanto visitei o treinamento de alguns dos grandes clubes do País. Reparei com atenção no método e nos execícios. E em nenhum lugar onde fui pude observar treinos de cobranças de faltas ou sequer algum específico de bola parada. Isso é de uma tiriça (da parte dos jogadores) e ignorância (por parte dos treinadores) tremenda. Afinal eu sou a prova viva de que ser especialista em bolas paradas pode revolucionar a carreira de um atleta.

Na minha época eu ficava após os treinamentos e pedia para algum goleiro - normalmente dos juniores - ficar comigo no gramado. Eu chegava a chutar de 70 a 100 bolas todos os dias. Isso mesmo! Sempre após os treinos do Corinthians todo mundo ia embora e eu ficava treinando faltas. Muitas vezes até molhava a bola dentro de um balde pra poder simular um dia de jogo na chuva. Isso foi a minha rotina durante anos. E eu adorava, diga-se de passagem!

Hoje a boleirada é preguiçosa. Ninguém treina esse fundamento. O cara faz o dele e vaza. Não quer saber de fazer um 'algo a mais'. É por isso que estamos vendo tão poucos gols de falta no Brasil. Pra se ter uma ideia o último gol de falta que o fez Timão foi em agosto do ano passado na vitória por 1 a 0 contra a Chapecoense. Jadson foi o autor de um lance meio sem querer, pra falar a verdade. Nos outros clubes a seca de gols assim é igual.

Eu só queria entender porque os especialistas foram extintos? O que aconteceu para todo mundo abrir mão de uma arma secreta tão eficiente? É simplesmente ruindade ou falta de treinamento? Vai entender, não é?

50 comentários

  1. Evandro 10 setembro, 2019 at 20:40 Responder

    Neto vc foi o cara de 90 no 10 título brasileiro.
    Se não fosse seus gols de falta, o Timão não teria chego na final com o São Paulo.
    Os 3 maiores especialista de falta que esse país já teve:
    Suco, Marcelinho Carioca e vc!!
    Parabéns!!!!!!!

  2. Salvador Queiroz 10 setembro, 2019 at 20:46 Responder

    Neto ,vc ja viu as mulheres dos caras ??? Eles vão correndo para tirar self.Hoje as mulheres dos jogadores são as especialistas. Abraço meu craque.

  3. Rafa 10 setembro, 2019 at 20:47 Responder

    Neto nunca vai entrevistar no ninho do urubu no flamengo, pois ele odeia o clube. Pelo contrario ele seca e reza para o flamengo cair para a quinta divisao. Se ele pudesse jogava uma bomba la ou sasbotava o aviao do flamengo.

  4. Ricardo Biliato 10 setembro, 2019 at 20:52 Responder

    Porque jogadores de hj tem preguiça em treinar faltas você Neto e Marcelinho carioca que são exímios batedores deviam ensinar essa boleirada de hj em dia

  5. Hernani 10 setembro, 2019 at 20:53 Responder

    Que eu lembro, os últimos que se dedicavam nis treinos eram o Rogério Ceni e o Marcos Assunção. Depois deles não me lembro de nenhum que faz isso.

  6. Rennan 10 setembro, 2019 at 21:31 Responder

    Fato Neto,hj não tem um batedor de falta no país,na sua época tinha ESPECIALISTA,cm vc,Zenon,Dicá,Ailton Lira,Edu Bala,Edu Manga,Edu Marangon,Jorge Mendonça,isso é só não contando os gênios,nos anos 90/00 tinhamos Alex,Marcelinho Carioca,Roberto Carlos na falta longa,Rivaldo,Djalminha,Marcos Assunção,fora os gênios,hj não tem um cara bom….
    Netão
    1: O jogador de bola hj ficou mais preguiçoso?ou é ruindade mesmo
    2: Q vc achou do CR7,fez 4 hj e tá a dez gols de ser o maior artilheiro de seleções da história?cara mito neh?
    3: Tão falando que o Carille pode ir pra China,se ele sair Corinthians traz quem no lugar??

  7. Claudio 10 setembro, 2019 at 22:04 Responder

    Netao,lembro bem os treinadores do timao pedindo para qq jogador tomar a falta proximo da área adversária….tanto vc quanto marcelinho, os antis já tremiam na base…meio gol na certa. Acho que o ultimo especialista no BR foi o Marcos Assunção.

  8. Léo 10 setembro, 2019 at 23:01 Responder

    Agora vc disse tudo Neto! Isso acabou por aqui, além de não treinarem bola parada, perdem muitos penais e arriscam poucos chutes de fora da área, antes uma falta era considerada meio gol, quando se tinha especialistas como você, Juninho e Alex…

  9. Eloir 10 setembro, 2019 at 23:13 Responder

    Hoje os defensores são mais altos, mais fortes e os goleiros mais preparados, oque dificulta também, temos que levar em consideração esses fatores . Mais concordo que falta priorizar e treinar essa arte de bater falta.

  10. RICARDO AFONSO VAZ 11 setembro, 2019 at 00:21 Responder

    Assunção Monstro Sagrado. As faltas dele trouxeram a Copa do BR 2012 pro Palmeiras. Mas jogador hj em dia é modinha. Se algum despontar como cobrador de falta, vários começarão a treinar….Concorda Craque Neto?

  11. Marcos 11 setembro, 2019 at 00:38 Responder

    Kkkkk Renato? Ate parece que ele vai sair do Gremio… nem o Flamengo conseguiu tira-lo de la, quem dira o Corinhians… e nao to diminuindo ngn nao… eh soh o momento dos dois clubes em todos os sentidos.

  12. Neigritos 11 setembro, 2019 at 00:42 Responder

    Neto . quem deveria ver estimular os jogadores com qualidades para bater na bola é a base dos clubes .Tantos ex jogadores especialista que poderia ensinar esse fundamento . Mas aqui no Brasil eles preferem fazer um volante corredor do que um camisa 10 ou um camisa 7 como foi marcelinho carioca o maior que já vi .
    NETO VC PODERIA MOSTRAR O QUE A BASE ENSINA PARA OS NOVOS JOGADORES PQ VEMOS CADA PROFISSIONAL QUE NÃO SABE DOMINAR A BOLA

  13. José Roque Silva Lima 11 setembro, 2019 at 00:43 Responder

    Neto vc e o Veloso são o Batman e Robin dos donos da bola…
    (1) Netão tão falando na Fox que vai ter desmanche no cruzeiro uns jogadores vão pro Timão vc sabe quem são?
    (2) Gil e Dedé na zaga o que vc acha?

  14. Neigritos 11 setembro, 2019 at 00:50 Responder

    Marcelinho carioca .monstro .
    Meu Deus vendo esses cara ruim jogar .
    Devid Neres. Richarliison . Alan kkkkk
    E TEM GENTE QUE DEFENDE QUE O NEYMAR TEM QUE FICAR FORA .
    KKKKKKKKKKK.

  15. William 11 setembro, 2019 at 02:02 Responder

    Vou acreditar pq nesse assunto PREGUIÇA vc é especialista, todos sabem que vc odiava treinar, tinha um preparo físico pior que os de jogadores da várzea.

  16. Cristiano Prudente 11 setembro, 2019 at 06:21 Responder

    Bom dia craque Neto 10.
    Falando de falta, fala aí então;
    1- Alex
    2- Rivaldo
    3- Dijalminha
    Você que foi especialista, coloca na seguencia e fala um pouco deles.
    Abraço craque Neto, parabéns pelo donos da dono, manda abraço para Veloso, queria ver no programa goleiro Marco e goleiro Fábio do Cruzeiro.

  17. Flavio 11 setembro, 2019 at 08:06 Responder

    Preguiça. Basicamente, cumprem o horário marcado e vazam, não gostam de fazer hora extra. Mesmo assim, é papel do treinador mandar seus “especialistas” a praticar. Se ele não manda, jogador nenhum faz.

  18. Murilo 11 setembro, 2019 at 08:13 Responder

    Exatamente isso que falei recentemente, tempos atras, a maioria dos times tinha o seu batedor de falta, hoje nao existe mais, duzem que os preparadores fisicos, sao contra esses treinos pois desgasta os jogadores, porem pra ir para a balada ate 5 da matina não tem desgaste, no tempo do Neto, Marcelinho carioca, Zico, Zenon, Dica’ Rivelino, Eder Aleixo, Nelinho, Elivelton, falta proximo a grande area, era meio gol, hoje estes pes de rato nao querem nada, sai do treinamento e vai fazer tatuagem até na bunda, outro vai cortar e tingir o cabelo, usar brinco, e chuteiras multicor.

  19. Elcio Luis Neves Azevedo 11 setembro, 2019 at 08:34 Responder

    Acha que sim, resposta errada estão devendo as marmitas, a gasolina, a turma da limpeza, o FAVELAO e etc………..

  20. Henrique 11 setembro, 2019 at 17:38 Responder

    É por isso que não se tem mais gols de falta, quando tem uma falta para o meu time eu nem me empolgo e quando a falta é para o adversário a mesma coisa, não dar mais preocupação alguma, não vai sair gol mesmo. Tá feia a coisa.

  21. Vinícius Portinhk 12 setembro, 2019 at 04:05 Responder

    Nao assiste jogo do gremio, Neto???
    Maestro Jean Pyerre fazendo gol de falta em jogo importante… direto, mais de um gol de falta importante esse ano…
    Jogando de terno o rapaz!!
    Começa a dar uma olhada no tricolor do sul
    Forte abraço

  22. David 12 setembro, 2019 at 15:37 Responder

    Craque Neto.
    Verdade. Vi vários jogos seus e do Marcelinho Carioca, cada falta próximo da área era um tormento para o goleiro e muito raro era vcs baterem na barreira. O melhor foi aquela que o Gilmar mandou ninguém ficar na barreira pq achava que estava muito longe e que vc não conseguiria fazer o gol… que sapatada!!!!
    Os técnicos de hoje preferem que as bolas sejam alçadas na área para algum cabeça de bagre fazer o gol.
    Agora, saudade mesmo eu tenho do Célio Silva e do Roberto Carlos, se fosse nos dias de hj, os jogadores nem iriam para barreira para não tomar bolada e ficar marcado, concorda?

  23. Bruno Rosolem 13 setembro, 2019 at 15:39 Responder

    A CBF tinha que fazer uma lei onde todo clube de série A, B, C e D, feminino ou masculino, tinha que ter um batedor de falta. Sou torcedor e jogador de varzea e quantas vezes vi uma falta decidi um jogo ou uma bola parada com qualidade e olha que gol de falta talvez seja, um dos 3 mais bonitos de repertório. Esses jogadores e esses tecnicos modernos sao todos bananas. O importante pra eles é correr 15 KL por jogo.

    Netão, saudades das suas faltas, com muita qualidade, quando tinha falta por ali, a torcida já levanta no tobogan.
    Vai Corinthians
    Abc
    Bruno Rosolem

Deixe um comentário