Por que correr atrás de gringo de 3º escalão?

O futebol brasileiro parece estar vivendo um tremendo ostracismo técnico. Ou na verdade os empresários estão enxergando fora do País uma baita oportunidade de ganhar dinheiro fácil. Veja só a briga que aconteceu recentemente entre Corinthians e São Paulo. O Timão acusou o rival de querer atravessar a negociação com o zagueiro paraguaio Balbuena. Minha nossa senhora! Os dirigentes estavam brigando por um jogador que tem 24 anos e nem é esse primor. Se entrar em um taxi na capital Assunção os caras nem sabem que é ele. Era até reserva no Libertad. A mesma coisa aconteceu no Corinthians com o tal de Mendoza. Pelo amor de Deus! O colombiano estava na Índia. Não joga absolutamente nada. Veio fazer o que aqui?

No Palmeiras, então, o presidente Paulo Nobre, assim que assumiu o cargo, resolveu investir em uma baciada de argentinos: Tobio, Alione, Cristaldo e Mouche. Usou grana do próprio bolso. Vamos falar a verdade? Rasgou dinheiro, hein? Os caras não jogam nada. O único que merece um pouco de atenção é o Cristaldo, que de fato faz uns golzinhos. O Lucas Barrios, que teve a vinda patrocinada pela Crefisa, talvez seja o único com grife. Ainda assim não é unanimidade entre os torcedores alviverdes. E quem não se lembra de Victorino, Eguren, Mendieta....?

No Tricolor agora só se fala em Calleri. Fez 3 gols em três partidas e vem empolgado. De fato parece ser um bom jogador esse argentino que veio do Boca. Mas vamos dar tempo ao tempo. O Tricolor começou com uma mania de contratar gringo que só quero ver onde vai dar. Veio o técnico 'Patón'. E olha que ele só põe estrangeiros pra jogar. Até aquele Wilder está jogando! Centurión! Cada um que vou te falar, viu!

Na minha visão essas contratações deveriam ser mais planejadas. Com base em estatística. Desempenho e experiência internacional. Ainda assim, em muitos casos, não vale a pena arriscar dinheiro em muitos desses gringos. A maioria é pé-de-rato. Vejam só o caminhão de estrangeiros que vem pra cá desde a década de 90. Dos mais recentes, quem deu certo? Só consigo lembrar de Lugano, Montillo, Conca, D'Alessandro e Guerrero. Como diria meu amigo Datena, me ajuda aí!

57 comentários

  1. Maurício 13 fevereiro, 2016 at 03:11 Responder

    Realmente é a pura verdade. Provavelmente o clube os contratam pq são mais baratos e tbm iludem o torcedor com discurso de que são “craques” em seu País. E nessa lista pode incluir o Lucas Prato, é centroavante titular fácil no Corinthians e em qualquer clube brasileiro de série A.

  2. Viniciu 13 fevereiro, 2016 at 03:27 Responder

    Neto voce esta errado o wilder n esta jogando ele s jogou contra o agua santa pq o bauza prioriso o time pra pre liberta o time so tem 2 estrangeiros no ataque Denis,Brun,breno,rodrigo caio,mena,thiago,hudson,mb7 ,ganso,centurion,calleri mais o calleri so joga quando o kardec ta sem condiçoes como contra o cesar vallejo se n fosse o mercado de fora o corintinhas n saberia nem quem era guerrero ne neto e quem saberia o d.alessandro mal jogava no river se destacou no final do ano na libertadores Lugano quem ia sabe tbm hj e idolo do spfc impressionante seu clubismo com o Corintinhas nada contra o clube mais seu ”fanatismo ” passa dos limites n sei se voce quer aparecer do jeito” falo mesmo” e do jeito ”o unico maior e o corintinhas” foi o clube que le acolheu voce brilho mais rlx baixa a bola seu time acho que vc sabe mt bem n ta ingual o ano passado vinha atacando com a bola no chao hj joga com o erro do adversario da chutão perdeu total compactaçao do ano passado so analise o amistoso contra o sharkt e o jogo contra o capivariano e vc véra vc so critica os outros grandes de sp e brasil o corintinhas vc alto se estima com o time respeite o times que deram mt titulos pro pais tbm no brasil falta profisionalismo de parte de comentaristas por isso n acoselho a canais esportivos de futebol n coloca apresentadores ex futebolisticas o exemplo e voce Neto o spfc sem nehum clubismo vai ganha o jogo em itaquera de 3×0 2 do kardec 1 do calleri no final do 2 tempo e no dia seguinte voce nem vai fala direito da derrota do seu time kk sempre foi assim

  3. Bruno Rafael Costa 13 fevereiro, 2016 at 05:22 Responder

    Na minha opinião a única justificativa para contratar esses “pés de rato” como você colocou, seria o baixo custo e olhe lá!. É ridículo ver que um clube não consegue revelar um zagueiro ou um lateral a ponto de ter que ir buscar o reserva do reserva num clube boliviano, com todo respeito aos bolivianos, mas não dá neh!. A única saída seria uma revolução dentro desse ciclo vicioso que se tornou as categorias de base do futebol brasileiro.
    Parabéns craque Neto pela imparcialidade nas suas opiniões.

  4. Carlos Eduardo 13 fevereiro, 2016 at 10:27 Responder

    Verdade Neto. Mas me diga uma coisa: E o Angel Romero? Na sua opinião a que se deve essa melhora dele? Ele será um bom reserva? Ou deverá deixar mesmo a equipe na próxima janela de transferência?

  5. Sunderland Santos 13 fevereiro, 2016 at 10:38 Responder

    Concordo com você Neto. Veja, alguns sites estão informando que o Corinthians pretende fazer um contrato de produtividade com o atacante Martinuccio ex-Cruzeiro, Fluminense e Penarol do Uruguai e que recentemente foi dispensando da Ponte Preta por não ter sido aprovado nos exames médicos. Segundo essas fontes, ele está fazendo tratamento médico no Corinthians, fato que possibilitou esse contrato. Você acha que se isso realmente tiver procedência, a diretoria do timão enlouqueceu? Lembra do volante chileno Maldonado que veio fazer tratamento médico e acabou sendo incorporado ao time?

  6. Victor 13 fevereiro, 2016 at 15:57 Responder

    Não vou mentir sou fã de jogador argentino pela determinação em campo , mais trazer qualquer jogador comum de fora eu acho pura bobagem .

  7. Alysson 14 fevereiro, 2016 at 11:27 Responder

    Você se esqueceu do de Frederico e do acosta que foram para o Corinthians…seu clubismo é nítido diga-se de passagem…Porem você é o cara craque neto 10 diga-se de passagem.

  8. Alisson 14 fevereiro, 2016 at 11:34 Responder

    Neto só responde quando a pergunta é favorável a opinião dele.
    Quando alguém discorda, ele faz como no face dele:
    Bloqueia ou exclui o comentário.
    Se não quer discutir com outras cabeças e receber opiniões contrárias, que não escreva publicamente.

      • Eduardo 14 fevereiro, 2016 at 15:02 Responder

        O CORINTHIANS SE DESFAZ DE TANTOS ALTOS SALÁRIOS DE TANTOS ÍDOLOS PQ NÃO TRÁS TEVEZ DE VOLTA DETALHE SALÁRIO MENOR QUE A TIRICA DO PATO, O BOCA JRS DA NAIIR CALOTE NO CORINTHIANS COM LODEIRO E MARTÍNEZ QUE TEVEZ VIRIA COM APENAS O SALÁRIO… ESSE TIME DE HOJE É FRACO E ELIAS SOZINHO NAO VAI DAR… VER TEVEZ EM OUTRO CLUBE DO BRASIL SERIA UMA VERGONHA PARA ESSA DIRETORIA QUE PENSA PEQUENO .. . EDU GASPAR FALANDO PARECE UM PADRE CE É LOKO… VOLTA TEVEZ…

  9. Eduardo 14 fevereiro, 2016 at 11:46 Responder

    O CORINTHIANS SE DESFAZ DE TANTOS ALTOS SALÁRIOS DE TANTOS ÍDOLOS PQ NÃO TRÁS TEVEZ DE VOLTA, O BOCA JRS DA NAIIR CALOTE NO CORINTHIANS COM LODEIRO E MARTÍNEZ QUE TEVEZ VIRIA COM APENAS O SALÁRIO… ESSE TIME DE HOJE É FRACO E ELIAS SOZINHO NAO VAI DAR… VER TEVEZ EM OUTRO CLUBE DO BRASIL SERIA UMA VERGONHA PARA ESSA DIRETORIA QUE PENSA PEQUENO .. . EDU GASPAR FALANDO PARECE UM PADRE CE É LOKO… VOLTA TEVEZ…

  10. Alex Ander 14 fevereiro, 2016 at 12:14 Responder

    Na minha humilde opinião Centurion não joga nem no meu time de fim de semana, sem técnica n acerta um chute a gol, dribla na hora de tocar, toca na hora de driblar, o que me deixa estarrecido é que todos percebem isso e o técnico Paton insiste nele. Me ajuda ai.

  11. Eslly Lima 14 fevereiro, 2016 at 12:32 Responder

    Qualquer Jogador argentino,é melhor do que os brasileiros por ter raça e não ter bola perdida, já os brasileiros fazem corpo mole.

  12. Rennan 14 fevereiro, 2016 at 13:36 Responder

    A verdade é que o futebol Brasileiro está em queda livre,pra contratar um monte de estrangeiro,pelo amor de Deus,no São Paulo,Centurion ñ sabe chutar uma bola,Wilder pior,o Corinthians o Mendoza só corre e corre,esse Balbuena é péssimo,igual aquele Balbuena que jogou em 2010,no Palmeiras é um pouco melhor a situação,mas o Lucas Barrios ñ fez 1 gol em 7 jogos nessa temporada,pqp,fora os estrangeiros q ñ jogaram nada,lembram do Escudero,do Arce boliviano(O Paraguaio pra mim foi o maior lateral-direito da história do Palmeiras,e se ñ for do Grêmio tbm),Mark Frank Williams(Q jogou c/vc em 96)??,pelo amor de Deus………
    O Netão,fala a verdade garotinho!!,pois sou mt seu fã,por favor,houve brigas na Copa do Mundo entre membros da equipe da Band?pq eu lembro q na época,o Flávio Ricco(Jornalista conceituado do UOL)disse que na Band havia um ninho de cobras na cobertura do Mundial,e que houve briga entre 2 mulheres da equipe da Band em Fortaleza(Antes do jogo do Brasil,ñ sei se foi contra o México ou Colômbia),e ai isso me martela até hj,e acho que vc seria o nome mais certo pra esclarecer o que aconteceu,o que houve realmente de fato Neto?

  13. Maicon 14 fevereiro, 2016 at 13:56 Responder

    Neto respeito muito sua opinião, mas tenho outras concepções. Muitos deram certo e outros deram errado. Nos anos 90 e anos 2000 e alguns recentemente. Teve Arce, Gamarra, rivarola, Mancuso, Rincón, maldonado, mascherano, tevez,aristizabal, sorin, Montillo, Lugano, conca, barcos, d alessandro, Guerreiro, Lucas prato, loco Abreu e muitos outros que não me recordo. E é claro que teve muitos gringos que não deram certo e muitos que não vão dar também. Acredito que é porque é mais barato e que jogam com mais vontade e muitos jogadores brasileiros e os que jogam lá foram querem super salários e não jogam com vontade. Acredito que pode ser isso.

  14. Fábio 14 fevereiro, 2016 at 14:19 Responder

    É clubismo demais pra uma pessoa só, qdo o Corinthians ganhou alguns jogos ano passado você mesmo soltou aquela pérola que não temia Barcelona e Bayern, agora não quer que o torcedor do São Paulo se empolgue com o Calleri? Se a torcida não der moral pro cara quem vai dar, você com seu clubismo? Se ele estivesse no seu time estaria rasgando seda em todo lugar, e falar que poucos estrangeiros deram certo aqui é muita falácia sua, houveram dezenas deles nos últimos 20 anos, quem não se lembra da dupla Dodô / Aristizabal no São Paulo, Petkovic no Flamengo, Gamarra e Rincon no Corinthians, Arce no Palmeiras, Montillo no Cruzeiro, Conca no FLuminense, mas pra você só existe o Corinthians né, fazer o que?

  15. emerson cortez 14 fevereiro, 2016 at 15:14 Responder

    Craque Neto , na minha visao os clubes estao investindo em jogadores sul americanos pq sao mais faceis de comprar e mais baratos que muitos pernas brasileiros . os clubes veem a oportunidade de fazerem um investimento a medio prazo e nao estao pensando muito no resultado dentro de campo . Pq nao e possivel o Centurion ser titular caindo pela direita se ele nao sabe cortar p dentro e chutar ou menos ainda cruzar uma bola p dentro da area .
    teve o jogo no Peru e sobrou uma bola cruzada p ele dentro da pequena area , era matar no peito e chutar ele tentou cabebcear e cabeceou a bola p baixo , pelo amor … muitos desses argentinos paraguaios jogam bem nos clubes de origem mas quando trocam de paises somem ou vao parar em mercados alternativos , ou seja e o q tem p eles.

  16. Nilzon 14 fevereiro, 2016 at 17:32 Responder

    Neto…esqueceu de Petkovic e aristzabal, contratados pelo Vitória. Boa qualquer um de sua lista no bolso. Abracos !! Pensa pra fora de sao paulo e rio , neto.

  17. Marcelo 14 fevereiro, 2016 at 21:42 Responder

    Neto concordo com você na questão do palmeiras ,sou um palmeirense que acompanho muito o meu time e não senti feliz com os argentinos que passaram pelo time palestrino nos últimos 3 anos.
    Mas você falar que o Guerreiro deu certo no Brasil eu que te digo Se tá de brincadeira né o cara só fez os gols do mundial do Corinthians não fez mais nada vive uma
    Terrível fase não consegue fazer gols o próprio Corinthians preferiu investir no Vagner love do que manter o guerreiro no time

  18. Diego Felipe 14 fevereiro, 2016 at 23:15 Responder

    Meu caro Neto, talvez essa procura no mercado sul americano com jogadores de baixo nível técnico, não se dá por conta das más gestões no futebol nacional ? Ou os clubes já viraram vítimas dos empresários ?

    Parabéns pelo excelente trabalho, Netão!! Um forte abraço.

  19. Pedro 14 fevereiro, 2016 at 23:59 Responder

    Se jogador nao da certo, imagine os tecnicos. Nenhum conseguiu um titulo importante. Talvez a distancia cultural ou linguistica, ou o fato de nao ter vindo nenhum de ponta.
    Lembra de um treinador estrangeiro vitorioso no Brasil Neto?

  20. João Neto 15 fevereiro, 2016 at 02:18 Responder

    Neto sou gremista e sou seu fã porque você, assim como eu fala o que pensa independente se seu ponto de vista é diferente do resto do universo. Vamos ao que interessa. No Grêmio eu vi um caminhão de gringos nos ultimos anos e pouquíssimos deram certo, de fato mesmo só o Barcos que pra mim é um craque de bola e deveria estar na sua lista, não acha ?

  21. Marcielo 15 fevereiro, 2016 at 12:42 Responder

    O Rogério ( Neymar do Nordeste ) já merece a vaga de titular do SP no lugar do Limitadíssimo Centurion.
    sempre que entra em pouco tempo de jogo , cria mais oportunidades e chuta mais que o Centurion mundo da lua.

  22. Helmut 15 fevereiro, 2016 at 13:22 Responder

    Não podemos esquecer de incluir nesta lista também os craques de bolas Sorin do Cruzeiro; Gamarra do Corinthians e Lucas Pratto do Atlético Mineiro. Abraços!!!

Deixe um comentário