Treinador tem prazo de validade no Brasil

A febre do momento é vir gente a público criticar a postura dos jogadores de futebol que estão derrubando alguns treinadores por aí. A imagem captada pela TV Globo no jogo entre Goiás e Cruzeiro, onde o Abel Braga diz ao Ney Franco que "jogador xinga treinador e treinador vai embora..." exemplifica bem isso. E é a mais pura verdade que se um elenco não aprova os conceitos de um técnico, dificilmente ele tem vida longa por aqui. Essa é a cultura do futebol brasileiro. Jogador por aqui é diferente.... é malandro na média. Precisa ser, digamos, enquadrado de um modo correto. Com respeito.

Até por isso costumo dizer que existe técnico e treinador. São diferentes. Um só entende de treinamento, tática, essas coisas. O outro sabe lidar com o grupo de pessoas e entende o time de uma maneira mais ampla. Mas ambos para mim tem prazo de validade. Ou seja, consegue fazer sucesso a curto ou a longo prazo, mas uma hora acaba. Vejam o caso do Tite. Fez um sucesso estrondoso e conquistou praticamente tudo no Corinthians entre 2010 e 2013. Só que chegou um momento em que não dava mais. Teve que tomar atitudes que não queria e não tomou atitudes que devia. Caiu. Felipão no recente Verdão foi parecido. De ídolo e quase intocável na temporada passada, hoje virou uma vaga lembrança.

O curioso é que no rico e valorizado futebol europeu as coisas são diferentes. Os treinadores são chefes inquestionáveis. Mandam e desmandam. Por lá cai o jogador e não o treinador. O escocês Alex Fergunson ficou por quase três décadas no comando do Manchester United e se aposentou. Arsene Wenger ficou por mais de 20 anos no Arsenal. Na Espanha o Guardiola e o Zidane só largaram seus cargos no Barça e no Real quando tiveram vontade e depois de uma baita coleção de títulos. Talvez a cultura e a educação das pessoas por lá levem a isso.

Mas a verdade é que por aqui não dá pra falar que os jogadores são vagabundos ou que os treinadores são traíras. Tem as duas coisas. Vemos de tudo por aí. Pra elucidar uma opinião rápida em casos específicos recentes: no São Paulo o Cuca precisava sair, mas o Raí foi banana e deixou o Daniel Alves dominar o clube; no Cruzeiro alguns jogadores sacanearam e derrubaram o Rogério Ceni e pra fechar o Ganso foi um tremendo traíra com o Oswaldo (mesmo reconhecendo que o mesmo não era o técnico ideal para o Fluminense). Mas também cansei de ver nesses 40 anos de bola treinador arrebentar com a carreira de jogador.

Vamos ponderar. Nem 8, nem 80.

52 comentários

  1. Otacilio 1 outubro, 2019 at 20:05 Responder

    Pq o Flamengo sempre é beneficiado contra times pequenos como Internacional e Corinthians? Pq sempre vai na conta de times mas modestos?

  2. Isaac Martins 1 outubro, 2019 at 20:24 Responder

    Craque Neto, grande realidade essa balança aí. De qualquer modo precisamos ter mais senso de responsabilização nos jogadores. Ou seja: ‘é bom você se comportar assim ou assim’, ‘e não mais desse jeito’, pois está prejudicando tudo por aqui.

    Chato a injustiça, por exemplo, com o Ceni..( uma grande oportunidade para o clube e vice e versa) já pensou
    nos resultados se ele ficasse nesse clube, como os treinadores que você mesmo citou? 10 anos por exemplo? Tenho certeza que seriam muito grandes, tanto ao clube, como o treinador e o próprio futebol brasileiro.
    Abraço, Craque Neto, sou seu fã.. O meu pai, conrinthiano roxo, como eu, já viu muitos gols seus lá no estádio.. manda um abraço pra nós aí nos Donos da Bola!

  3. Jean 1 outubro, 2019 at 20:51 Responder

    Daew neto.
    Concordo com tudo q vc disse.
    Neymar derrubou o Dorival Jr tbem…
    Vc muitas vezes culpa o treinador, e muitas vezes depois q um técnico novo entra no time, dá uma moral e começa a vencer alguns jogos e vc próprio contamina todo o povo brasileiro induzindo de q trocar treinador é a melhor opção,q o time começa a vencer. Vc neto vive de momento e momento tbem é para técnico, hoje ele é bom q está ganhando, amanhã perde uma e não presta mais. Vc precisa mudar para q algumas pessoas q te acompanham comece a pensar diferente.
    Dando um conselho para a CBF.
    Uma boa alternativa era cada clube poder mudar apenas uma vez de técnico por temporada, obrigando o time ficar com o mesmo técnico até o final. Talvez isso mudaria um pouco o pensamento dos jogadores de q, se não vou com a cara do técnico é só eu não jogar q ele cai fora
    Abraço neto

  4. Thiago 1 outubro, 2019 at 22:16 Responder

    Netooooo falaaaaa mallll do flamengooo aiiii. Buuuu flamrngooooo buuuuu buuuuuu. Jamais deixe de falar mal do mais querido. Buuuuuu

  5. Thiago 1 outubro, 2019 at 22:24 Responder

    Neto vc sabia q o cuuritiano está com ciúme dessa sua obsessão com o Flamengo? Mulher traída e vingativa heim . Kkkkkk dorme só com a camisa do seu time por favor. Jamais vou contar aqui nosso segredo q vc dorme com a camisa do mengao tbm. Jamais faria isso com vc. Eu prefiro q vc só durma com a do seu time e sonhe com o Flamengo. E no outro dia meta o malho no Flamengo. Kkkkkklkk e muito gostoso ver o cuuritiano ser enganado na maior cara de pau. kkkkkkkk tá escancarado isso . Só eles q não enxergam? Kkkkkkkk kkkkkklkk kkkkkklkk kkkkkklkk

  6. Brenda 1 outubro, 2019 at 22:54 Responder

    Mengao queridão até dos juízes. Kkkk como explicar tanta paixão ? Religião? Kkkkkkkk kkkkkklkk os antis batem a cabeça na parede de tanta inveja. Kkkkk os antis mesmo. Não e esses torcedores incubados q fingem falar mal só pra não tirar o Flamengo da boca. O neto já falou da logo a taça pro mengao. Eu tbm prefiro. Mas e melhor jogar primeiro né? Vai q a gente fica no cheirinho? Kkkkkkkk nós não estamos nem aí pra cheirinho. Kkkkkkkk kkkkkklkk nós já ficamos felizes do do mengao existir . Kkkkkklkk. Sai do armário incubados. Kkkkkklkk

  7. Jailson 2 outubro, 2019 at 07:09 Responder

    Neto, para você, quem são os 5 maiores ídolos do nosso timão?

    Para mim, são:

    1- Marcelino carioca
    2- Cássio
    3- Sócrates
    4- Ronaldo Goleiro
    5- Neto

  8. Carlos Henrique 2 outubro, 2019 at 07:33 Responder

    Craque neto, comentarista e apresentador de programa esportivo tem prazo de validade no Brasil, mesmo dando muita audiência?

  9. RAFAEL 2 outubro, 2019 at 09:05 Responder

    Os familiares da Chape estão protestando por não terem sido indenizados… Vc não vai fazer nada? Vai ficar calado? Pq contra o Flamengo vc falou que não ia ficar calado! Fez o quê mesmo? Em bobão?! Vai falar que “os responsáveis tem que pagar”…
    Ah, antes que esqueça… A família do menino Kavin spada foi indenizada? Os assassinos foram presos ou estão indo pro estádio normalmente?

  10. MARLON 2 outubro, 2019 at 09:22 Responder

    VC FOI UM EXEMPLO NE BOBÃO TANTO QUE O LEÃO TE DERRUBOU NO PALMEIRAS E DEPOIS VC TBM DERRUBOU TREINADOR TBM ATÉ COMO COMENTARISTA VC DERRUBOU O FELIPÃO E ELE TENTOU TE DERRUBAR.

  11. Flavio 2 outubro, 2019 at 09:24 Responder

    Bem isso, dependendo do caso, dá pra defender o treinador ou o(s) jogador(es). Geralmente, sempre sobra pro técnico e em muitos casos, a culpa não é dele. A menos que o técnico seja o Dunga. Aí a culpa é sempre dele mesmo.

  12. Tarciso Costa 2 outubro, 2019 at 09:28 Responder

    Vamos ponderar??? tá de brincadeira craque neto, desculpa, mas, quando o assunto é ponderação não existe ninguém no mundo mais distante disso do que você, ah para vai, conta outra colega!! monta uma fabrica de enxugar gelo que é
    bem , mas bem melhor pra você. a sim esqueci: FLAMENGO CAMPEÃO BRASILEIRO E DA LIBERTADORES DE 2019. SENTA E CHUPA OS INVEJOSOS DE PLANTÃO.

  13. Lucas 2 outubro, 2019 at 09:51 Responder

    Na verdade neto hoje em dia os treinadores viraram reféns de determinado jogador, antigamante tenha mais respeito pelos treinadores a culpa disse e tambem dos clubes que aceitam essas coisas como ganso, antes jogador que fazia isso na mesma hora era ponido e afastado do elenco, essa é minha opinião, craque neto pode torcer pro grêmio afinal todo time que vc torce contra a gente nos ganhamos kkkk pé frio, saudações rubro negra flamengo sempre, toma um suco delvalle hoje kkkk abraço neto

  14. Deninho Marcelo 2 outubro, 2019 at 10:35 Responder

    Neto, seu amigo RC já derrubou técnico também hein !!!
    Inclusive arrumou treta com um técnico querendo fazer com que esse técnico fizesse uma troca durante uma partida do são paulo.
    Não se esqueça disso hein !!!
    Era traíra também.
    Tá colhendo oq plantou.

  15. Deninho Marcelo 2 outubro, 2019 at 10:38 Responder

    Muitos jogadores, principalmente os mais antigos ou veteranos, conhecendo a história e a maneira q o RC conduzia as coisas lá no são paulo não vão abraçar ele, pode ter certeza.
    Os mais jovens não (Fortaleza), esses ele tem na mão, jogam por ele…

  16. Felipe 2 outubro, 2019 at 10:39 Responder

    Essas matérias que você anda fazendo sobre técnicos, VAR, etc… está maçante demais, eu que não ligo muito para o que a maioria acham de você, já estou ficando de saco cheio, procure falar mais sobre futebol, deixa o que dá ibope para o Datena, Kfouri, etc…

  17. Dario Junior 2 outubro, 2019 at 11:04 Responder

    Craque Neto, o que acontece no Brasil, os técnicos pararam no tempo, ou esses jogadores nutellas não tem comprometimento com o futebol dentro de campo e só pensam em dinheiro e mídia..

  18. Dalton Renato 2 outubro, 2019 at 11:47 Responder

    Bom dia

    VC mesmo ja cansou de se vanlgloriar ai na TV que cansou de derrubar técnico , como se fosse uma grande coisa ter feito isso. Seja mais sério na sua profissão . se é que vc tem profissão .

    abaraço

  19. Diego Amarelo 2 outubro, 2019 at 12:15 Responder

    Craque Neto, me considero uma pessoa importante no meu serviço e muito útil para a sociedade (realizo pacificação social, trazendo justiça e igualdade), mas infelizmente meus colegas não enxergam isso e tentam me colocar para baixo. O que devo fazer?

  20. Leonardo Pereira de Novaes 2 outubro, 2019 at 12:16 Responder

    Acho que você deveria respeitar mais o Flamengo e não ficar falando mentiras que o time é beneficiado. Você é tão incoerente que semana passada dizia do ataque eficiente do Flamengo com Bruno Henrique, Gabigol, Arrascaeta. O Mengão ganha na bola, você deveria se aposentar. Maior benefício no Brasil foi o Corinthians de 2005. Aquela sim foi uma verdadeira máfia do apito. Tenho muito orgulho de ser Flamenguista.

    • Craque Neto 10 2 outubro, 2019 at 23:26 Responder

      Ah, acredito que já derrubei por brigar com ele e o presidente ficou do meu lado. O Cilinho no Corinthians foi assim.

  21. Carlos 2 outubro, 2019 at 13:48 Responder

    Ótimo exemplo o seu ao falar do futebol Europeu. Não atoa, está anos luz à nossa frente. Lá existe ordem e executivos de futebol que sabem administrar o futebol, por isso eles tem hoje o melhor futebol, as maiores arrecadações, o melhor espetáculo.
    Não precisa muito. Veja a carreira do Neymar e o Modric. O primeiro tem mais bola, mais mídia, mas é reprovado pelo mundo todo. O segundo é bom de bola, mas não à nível dos super craques mundiais, porém já levou o prêmio de melhor do mundo.
    Já disse pra quem me conhece que o futebol no Brasil, já acabou há mais de 10 anos.

  22. Roney Carlos 2 outubro, 2019 at 14:45 Responder

    Craque neto me responda uma coisa: Sou capixaba e torço pro Corinthians, então sou torcedor terceirizado? só quando torce pro Corinthians que não é né?

  23. Kata 2 outubro, 2019 at 15:18 Responder

    Muito bem observado.
    Lamentável é certos comentaristas esportivos terem prazo de validade infindável e terem estações televisivas que lhes dão cobertura para que possam dizer um monte de atrocidades!

  24. Diego Batista 2 outubro, 2019 at 15:40 Responder

    Neto, tu diz no programa hoje que o Flamengo é beneficiado, no lance de “pênalti” no jogo contra o cruzeiro tu acha que o Flamengo foi beneficiado com aquele pênalti fantasma??? Ou do pisão do Bruno Henrique do Palmeiras no jogo contra o Flamengo que não tomou nem cartão amarelo…

  25. Juarez Santana 2 outubro, 2019 at 15:55 Responder

    Craque neto, acho, na minha opinião, que o Dedé e o Tiago Neves estavam certo pois o Rogério Ceni, cá pra nos meu idolatrado craque, é intragável como pessoa né, conheço ele pessoalmente, já participei de eventos que ele estava, o cara só falta se pintar de ouro, é prepotente demais da conta.

  26. Jean 2 outubro, 2019 at 18:02 Responder

    Mais ainda acho que nesse briga toda quem acabou se fudendo foi o Ganso, ele vai ter que jogar muita bola, coisa que ele não faz a muito tempo porque depois que ele fez com o Oswaldo se ele sair do Fluminense um dia ninguém mais vai querer ele por aqui.

  27. fabricio 2 outubro, 2019 at 20:34 Responder

    O povo fica puxando o saco do sampaoli e do Jorge Jesus… mas o melhor trabalho de técnico no brasileirão e do técnico do Bahia… fazendo milagre com time limitado e elenco curto

Deixe um comentário