Uma história de amor eterno

Exatamente hoje, dia  1º de setembro, o Sport Club Corinthians Paulista completa 109 anos de história. Foi o time que escolhi torcer graças a minha mãe. Aliás, sou o único corintiano dois cinco filhos dela. Lembro perfeitamente como se fosse hoje da comemoração do título do Paulistão de 77. Eu era apenas um garoto mas estava com a orelha colada em um radinho de pilha ouvindo todos os detalhes daquele jogão contra a Ponte Preta. O gol do Basílio me fez vibrar de um jeito incrível! Uma emoção que com toda a sinceridade nunca havia sentido na minha vida até então. Algo verdadeiramente marcante.

E naquele time por muito pouco não estava Roberto Rivellino, o grande ídolo da minha infância. Um gênio da bola que por causa de problemas com a direção do clube resolveu meses antes se mandar para o Fluminense. Mas a vida é tão cheia de surpresas que alguns anos depois, quando eu já era jogador de futebol profissional, fui trocado pelo Palmeiras com o Corinthians. Ao chegar no Parque São Jorge meu armário do vestiário foi justamente o MESMO do Rivellino. Isso mesmo! O roupeiro 'Seu' Paulo disse que após a saída do ídolo nunca mais ninguém tinha usado aquele espaço. Ele não deixava. Por alguma razão (que não sei explicar) ele falou que eu podia.

O resultado disso tudo é que fiz quase 100 gols com a camisa do Timão e contribuí decisivamente para a primeira conquista do clube de proporções nacionais. O Corinthians a partir daquele 16 de dezembro de 1990 deixava de ser um clube essencialmente regional para se tornar a maior potência futebolística do Brasil. É disparado hoje o maior time do País (que conquistou mais e os maiores títulos no século 21, diga-se de passagem!). E eu fico muito orgulhoso de ter contribuído um pouco para que isso se concretizasse.

89 comentários

  1. Igor 1 setembro, 2019 at 10:54 Responder

    Parabéns ao nosso timão. Eu agradeço Neto por ter quebrado mais uma barreira pra nos. Sim, o gol do Basílio é o mais importante pra mim, sem ele, ficariamos mais um ano sofrendo. Abraço craque!!!!!!

  2. Nilson ailva 1 setembro, 2019 at 11:10 Responder

    Sou muito fã desse cara assisto todo dia donos da bola todos os dias porque trabalho e não consigo assistir mais vejo pelo Youtube não perco um ele dá um banho como apresentador e queria pedir um grande favor a rede bandeirantes que coloquem o baita amigos na grade de programação aberta seria uma jogada de mestre e a audiência garanto que nesse dia seria sensacional fica a dica todo Brasil quer ver neto em um programa a noite um abraço que Deus te abençoe sempre Neto vc é um monstro diga-se de passagem um abraço há já ia esquecendo meu nome é Nilson e moro em Floripa !

  3. Elison de Quadros 1 setembro, 2019 at 11:18 Responder

    E você foi responsável por eu também ser corintiano quando vinha você jogar e te imitava nas comemorações dos gols no campinho da vila.
    Obrigado Neto.
    O só mais detalhe obrigado por eu com 9 anos pode pular de alegria com meu falecido avô corintiano roxo.

  4. Arnaldo Rafael Vono 1 setembro, 2019 at 11:21 Responder

    Craque Neto , você e um dos grandes jogadores que vestiram nossa gloriosa camisa , que esta eternamente em nossos corações , obrigado enquanto jogador vestir nossa camisa , sempre há honrando

  5. Júlio César Prado 1 setembro, 2019 at 11:24 Responder

    Eu gosto muito de vc Neto pois na minha juventude tive esse grande presente em 1990 estava no Morumbi ja tinha ido várias vezes lá mas essa marcou gostaria que vc podésse sei que pode no dia 16/12/2019 Vc levasse o Rivellino lá no vestiário aonde vc fez jus aquele armário que foi dele por favor mais esse presente.

  6. Arnaldo 1 setembro, 2019 at 11:26 Responder

    Concordo com você Neto sobre o nosso velho Riva. Por mim existia uma lei que ídolos como o famoso Pata Atômica, Reizinho do Parque, o Bigode, seria proibido de ficar velho.
    Foi injustiçado pela torcida porque o Coringão teve a infelicidade de perder o Paulistão 1974 para seu maior rival e alimentar um jejum de 9 anos.

  7. Denilson Sansigolo 1 setembro, 2019 at 11:30 Responder

    Parabéns ao nosso Corinthians… Nasci corintiano mas foi em 90 que me “batizei” tive o prazer de ver vc jogar…… E pra mim o título que mais me marcou foi a copa do Brasil de 95…….

  8. Ricardo 1 setembro, 2019 at 11:33 Responder

    Corinthians tem muitos ídolos, mas com a identificação com a torcida são poucos : Basílio, Casagrande, Sócrates, Wlademir , Ronaldo Giovanele, Biro Biro, Vampeta, Dinei, Chicão e Sheik e claro os maiores meus ídolos Neto e Marcelinho Carioca. O resto que se diz idolo hoje só joga por dinheiro… Ser idolo pra mim e correr bater a bunda no chão, brigar, correr e hoje em dia o futebol perdeu a graça… Sorte minha um dia poder falar para meus filhos o que foi Neto e Marcelinho os melhores Corinthians até a morte
    #eterno #dr osmar

  9. Marcio Luiz Pinho 1 setembro, 2019 at 11:41 Responder

    Sem palavras tudo que voce escreveu eu também passei , mas em 1977 eu com 10 anos morava ao lado do Morumbi e fui com meu pai nos 3 jogos de lá pra cá #corinthiano Fiel. Em 1990 graças a voce mais um sonho realizado e depois disso só alegria… vários títulos. Hoje meus 3 filhos acompanham o Timão nos estádios eu fico na TV ou no rádio.
    Obrigado Neto por muitas alegrias no Pacaembú…vi vc ganhar alguns jogos sozinhos, no alambrado do escanteio que voce batia e como bom #corinthiano gritava para voce colocar na cabeça ….de quem tivessse demarcado

  10. Marcão 1 setembro, 2019 at 12:23 Responder

    Não me lembro muito de 77, pois tinha 6 anos, mas em 90, vc nos redimiu.
    Foi demais ser campeão em cima do SP pois éramos zuados por todos, por causa do dominio dos times cariocas, porque nunca tinhamos ganho brasileiro, etc e tal…
    A partir daí só fomos ganhando e ganhando.
    Hoje somos a maior potência entre os timrs brasileiros e afirmo aqui, o unico time respeitado por todos na América do Sul, poia infelizmente, na Europa nao nos respeitam mais…
    Mesmo assim, vamos la e ganhamos.
    Abraços Neto, que Deus de sucesso, saude e felicidade para você e oara nosso Timão

  11. Fabio 1 setembro, 2019 at 12:26 Responder

    Neto, gosto muito de assistir seu programa.
    Vocês deveriam falar sobre o caso do jogador Fernando, aquele volante que já foi convocado para a seleção e que está na China, uma sacanagem o que ele fez com o rapaz que ele levou para trabalhar na Rússia e fez o cara levar medicamentos proibidos.

  12. Lindimberg Luiz 1 setembro, 2019 at 12:27 Responder

    Craque Neto a MESMA emoção senti em 90 eu com 9 anos vendo nosso Timão levantando a taça de campeão. Amo o Corinthians. Vc Craque Neto é a minha referencia em ser Corinthiano. Um dia gostaria de abraço seu. Parabéns pela incrivel trajetória no timão e por defender com faca nos dentes essa instituição.

  13. Rennan 1 setembro, 2019 at 12:32 Responder

    CORINTHIANS MINHA VIDA CORINTHIANS MINHA HISTÓRIA CORINTHIANS MEU AMOR!!!!!!!!
    Netão
    1: Quem é o maior ídolo pra vc da história do Corinthians??
    2: É absurdo falar que o Corinthians é sim,o time mais popular DO MUNDO?mais que Barcelona,Real Madrid?
    3: Vc se arrepende de ter saído do Corinthians em 1993?
    4: Se vc não tivesse saido do Timão,vc disputaria Copa de 94?
    5: Como é ser um cara que muitos sabem de sua importância e ter conquistado tudo que conquistou graças ao título de 90 q foi o divisor de águas do clube?

    • JULIANO C. FERNANDES 1 setembro, 2019 at 22:15 Responder

      1 Tem vários, citar um seria injusto por que certamente iríamos esquecer de algum, mas dá para agradecer em geral todos juízes trio de e arbitragem,esses com certeza são os maiores ídolos e a máfia que financiou os escândalos de compra de resultados e arena própria e etc é muita gente nessa lama!

      2 Não é absurdo! É alienação, alucinação deficiência mental, transtorno de megalomania, não é nem o time mais popular do Brasil ou de SP!!

      3 Em 93 Corinthians conseguia ser mais insignificante do que hoje, então provavelmente não se arrepende!

      4 Óbvio que não, jogador medíocre que de regular pra ruim que tinha qualidade apenas batendo falta e não mesmo assim não era isso tudo batendo, ninguém seria louco de convocar ele.

      5 Em terra de cego quem tem um olho..
      Time ridículo sempre envolvido em escândalos de corrupção e arbitragem, conquistou um título um pouco maior já acha que é grande coisa …
      É só um idiota que tem uma torcida de gente sem informação e ignorante , aquele ditado!
      “Batendo palma pra louco dançar”…

      • Craque Neto 10 1 setembro, 2019 at 22:50 Responder

        Vc tá louco garotinho… o Corinthians é o maior disparado do Brasil. Só ver a quantidade de títulos que conseguiu nos últimos anos. Ninguem chega perto.

        • MARLON 2 setembro, 2019 at 08:56 Responder

          E AÍ BOBÃO O JULIANO SÓ FALOU VERDADES ACEITA QUE DÓI MENOS!CURINTIA É MINUSCULO!AH QUANTIDADE DE TITULOS SÃO 18 JÁ O SPORT CLUB INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE VERDADEIRO CAMPEÃO DO SÉCULO TEM 23 E PODE CHEGAR A 24 SE GANHAR A COPA BR,CHUPA!AH E A COR DA INVEJA NO SUL É VERMELHA!

        • Pedro Luiz 2 setembro, 2019 at 15:32 Responder

          É se vê que curintiano é td louco mesmo, então é o maior do Brasil, só por um período? E a história em geral, então pode-se dizer que futebol é período, e se ficar comp nas décadas de 60 e 70 que não ganhou nada vai se tornar pequeno então, para de ser BOBÃO, olha a história do futebol brasileiro e vai ver que todos os clubes tem história, camisa e torcida, e depois vem 2 zé ruelas (vc e o casagrande) dizer que o Palmeiras é um clube antipático

    • Jean 4 setembro, 2019 at 08:10 Responder

      Kkkkkk
      Maior torcida do mundo segundo Fifa
      1 Flamengo – 42 milhões de torcedores
      .
      .
      4 Corinthians – 24 milhões de torcedores

      SRN

  14. Rafael Rezende 1 setembro, 2019 at 12:33 Responder

    Hoje o galinheiro está em festa galinhas e gambas comemorando aproveitem façam uma vaquinha e paguem o pessoal da faxina e as marmitas que é uma vergonha

  15. Fernando Henrique Coelho 1 setembro, 2019 at 13:01 Responder

    Monstro meu sonho é ter uma camisa do timão dessa época de preferência a 10 do craque Neto vai Corinthians. Campinas é nois

  16. Guilherme 1 setembro, 2019 at 13:09 Responder

    Você é um craque representou e representa até hj nosso Corinthians. Não tem como falar de Neto e não assimilar ao Corinthians! Com certeza está entre os maiores ídolos da história. Obrigado Neto, obrigado Corinthians!

  17. Marcelo Calsan 1 setembro, 2019 at 13:24 Responder

    Obrigado craque! Vc não tem ideia de quanto feliz me fez e quanto ídolo é!
    Fica com Deus e meus eternos agradecimentos!

  18. Tonho Jiromba 1 setembro, 2019 at 13:27 Responder

    Ah, craque Neto! Joguei com você em Santo Antônio de Posse! O Jiromba, lembra? Lembra de mim? Saudades, Neto! Manda um abraço aqui no Jiromba!

  19. Lucca 1 setembro, 2019 at 13:28 Responder

    Neto, obrigado por nos proporcionar momentos incríveis! Você é um torcedor de verdade e um grande ídolo para a torcida que realmente valoriza e conhece a história do timão! Gostaria muito de poder te conhecer um dia e te dar um abraço!

    Tmj ídolo! Vai Corinthians!

  20. Fjf 1 setembro, 2019 at 13:51 Responder

    Só não tem a maior torcida né? A FIFA reconheceu o Flamengo como a maior torcida do mundo. Vai discordar da FIFA agora? Ou ela só vale pra dizer que o torneio de verão de 2000 é mundial?

  21. Mayco 1 setembro, 2019 at 14:23 Responder

    Pode ser que no seu mundo seja, mas a realidade e totalmente diferente do que você acha. Com toda certeza r pelo menos uns 3. Clubes maiores que os curicas.

  22. Emmanuel 1 setembro, 2019 at 14:40 Responder

    Maior clube do país?
    Você exagera demais. E foi craque onde?
    Só marcava gol de falta.
    Qdo vc jogou no Matsubara fui assistir. Vocês perderam de 7 para o Atlético PR.
    Você é muito desrespeitoso com o Palmeiras.
    Tirar sarro faz parte do futebol, mas fazer o que você faz não tem classificação. Todos merecem respeito.

  23. Douglas 1 setembro, 2019 at 14:49 Responder

    Parabéns Corinthians !!!
    Neto , você e o Ronaldo Giovanelli, são meus grandes ídolos.
    Nosso primeiro Brasileiro, deve se muito a vocês.
    Vai Corinthians !!!

  24. IGOR LOPES DA SILVA 1 setembro, 2019 at 15:23 Responder

    Ola neto, acompanho o seu trabalho ha um tempo e preciso muito de sua atencao, visto que ha uma grande repercussao por seus posicionamento sobre algumas questoes! Saiu uma materia no esporte espertaular, sobre o jogador FERNANDO,o que tudo indica pela reportagem e o mal caratismo da familia do jogador e incriminaram um pobre motorista! ATENCAO NETO,ISSO TEM QUE SER REPERCUTIDO! VALEU MEU GAROTO

  25. Claudio 1 setembro, 2019 at 17:30 Responder

    Craque neto, acho que é amor demais somente de uma parte que é você., da parte do Corinthians, sinceramente amugo, não sinto reciprocidade.

  26. Jmsa 1 setembro, 2019 at 17:51 Responder

    Kkkkkkk
    São Paulo 3 libertadores e três mundiais e o neto acredita ser o maior kkkkkkkkkk.
    O Corinthians só ficou conhecido a partir de 2009 com a chegada do Ronaldo ,ele que foi o divisor de águas ,o resto é história pra boi dormir .quase 100 gols ,kkkkkkk,e um título de expressão na carreira e se acha craque kkkkkkk,cada um com o ídolo que merece kkkkkkkkkk.

  27. Lucas 1 setembro, 2019 at 18:40 Responder

    Neto vc sempre será eternamente ídolo do Timão, obrigado por tudo q fez em campo pelo Coringão, de ter dado seu sangue e raça.
    Pra mim vc tb é um dos melhores comentaristas do Brasil.

  28. Richard 1 setembro, 2019 at 18:47 Responder

    Parabéns Corinthians minha paixão,e meu agradecimento a você craque neto meu ídolo máximo no coringão, só posso dizer obrigado a você por ter representado tão bem o manto sagrado

  29. BRUNO 1 setembro, 2019 at 18:59 Responder

    Esse clube é glorioso… o maior vencedor desse século.. cada dia meu amor aumenta por esse clube.. obrigado por existir SCCP!!! Neto sou teu fã!!!

  30. MARLON 1 setembro, 2019 at 19:15 Responder

    E AÍ BOBÃO ESSA SEMANA SEI QUE TU TÁ FAZENDO ANIVERSÁRIO E VOU TE PEDIR ALGUMAS COISAS VAMOS LÁ:
    1)NA FESTA DE SEU ANIVERSÁRIO TOCA O HINO DO MAIOR DO UNIVERSO SPORT CLUB INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE
    2)TOCA O HINO DO MAIOR MELHOR E VERDADEIRO CORINTHIANS DO BRASIL O DE ALAGOAS É CLARO
    3)NÃO MENOS IMPORTANTE CONVIDA O FELIPÃO E O FELIPE MELO
    4)POR ÚLTIMO NÃO ESQUECE DE CONVIDAR O NEYMAR SENÃO ELA VAI FICAR TRISTINHO VAI CHORAR COITADO KKKKKKKK
    FLW BOBÃO ATÉ MAIS E VE MEU TIME JÁ JÁ DANDO MAIS VOLTAS OLIMPICAS!

  31. Flávio Marques Adjuto 1 setembro, 2019 at 19:32 Responder

    Eu estava lá no Morumbi, este dia jamais será esquecido, muito menos será esquecido o nosso eterno Xodó da Fiel.
    Obrigado, Neto.

  32. Jalhin Habbey 1 setembro, 2019 at 21:16 Responder

    Fala “crack”!
    E aí, não vai falar nada sobre o baile no Maracanã não???
    Estamos aguardando!
    Tá ruim de aturar o Mengão heim!
    Abraço!

  33. Luís Henrique 1 setembro, 2019 at 21:31 Responder

    Fala Neto!!!!
    Você foi o cara que me fez ser um corintiano doente… seus gols eram demais. Ralei muito o joelho tentando te imitar nas comemorações de gols quando jogava minhas peladas. Minha maior vontade era ter uma camisa de 90 assinada por você pra colocar em um quadro aqui em casa.
    Forte abraço!
    E vai Corinthians!!!!

  34. Alan 1 setembro, 2019 at 21:34 Responder

    Aniversário do timão, e toda vez que ouço falar em corinthians, vem o seu rosto na mente ,pois vc craque neto é a cara desse time e representa toda torcida corinthiana, obrigado !!!

  35. Fernando Duran 1 setembro, 2019 at 21:46 Responder

    Grande Neto, minha história de torcer para o Corinthians é bem parecida com a sua, família de São Paulinos, mas 77 mudou minha história graças a Deus e a Basílio rssss
    Parabéns Corinthians !!!!

  36. Sergio Ricardo 2 setembro, 2019 at 09:38 Responder

    Grande Craque Neto,também estava lá no Morumba em 16/12/1990,e em muitos outros jogos no Pacaembu,na memorável campanha do nosso primeiro titulo nacional. Chorem para sempre bobões,porque de 1990 pra frente o Timão se tornou o maior do Brasil entre todos os grandes,em títulos e ainda mais em torcida.Neto dava o sangue, tinha raça, além de grande técnica, habilidade com a canhota,inteligência e visao de jogo,pois punha os companheiros inúmeras vezes na cara do gol, e sem dificuldade alguma.Foi muito mais que do que o maior batedor de faltas da história do futebol brasileiro,e tivemos muitos e excelentes.Grato por tudo,Deus te abençoe para sempre!!!

  37. Leandro Alves 2 setembro, 2019 at 12:39 Responder

    A semana começando e você já fazendo a gente chorar!
    Neto, parabéns a você também! Você é um capítulo à parte da história do Corinthians
    Eu meu pai, meu avô e meu tio
    (Beto, Joaquim e Henrique Alves) adoravamos te ver jogar.
    Na rua jogando bola eu sempre era o Neto rsrsrs escrevo com a direita e chuto com a esquerda, virei canhoto graças a você
    Muito obrigado

  38. Antônio 2 setembro, 2019 at 14:52 Responder

    Kkkkkklkk kkkkkklkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkklkk kkkkkklkk kkkkkklkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkklkk kkkkkklkk kkkkkklkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk é muito engraçado kkkkkkkk kkkkkklkk kkkkkklkk kkkkkklkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkklkk kkkkkklkk kkkkkklkk kkkkkklkk kkkkkkkk

  39. Bruno Assis 3 setembro, 2019 at 19:15 Responder

    Corinthians foi melhor: O de 2000 ou 2012

    1 – Cássio ou Dida
    2 – Alessandro ou Índio
    3 – Chicão ou Fabio Luciano
    4 – Leandro Castan ou Adilson
    6 – Fábio Santos ou Kleber
    5 – Ralf ou Vampeta
    8 – Paulinho ou Rincón
    7 – Jorge Henrique ou Marcelinho
    11 – Danilo ou Ricardinho
    10- Emerson Sheik ou Edilson
    9 – Guerreiro ou Luizão
    Tec. Tite ou Oswaldo de Oliveira

Deixe um comentário