O maior goleiro da história do Corinthians tem nome e sobrenome

Nesta quarta o Timão garantiu a classificação na Copa Sul-Americana muito em função do goleiro Cássio, que defendeu duas cobranças de pênaltis e foi fator decisivo para eliminar o Racing, líder do campeonato argentino. A boa atuação do camisa 12 bastou para toda a imprensa posicioná-lo entre os grandes da história do clube em seus quase 109 anos. Posso falar? Não restam dúvidas de que o 'Gigante' realmente é um monstro sagrado. Um colecionador de títulos que já construiu uma bela história com a camisa alvinegra. Mas daí a dizer que ele é o melhor goleiro do Timão de todos os tempos ainda é demais.

Os mais antigos dizem que Gylmar dos Santos Neves era incrível. Ele foi bicampeão mundial com o Santos e com a Seleção Brasileira. Marcou época também vestindo a camisa corintiana. Outro que representou bem o Timão foi Dida, goleiro do primeiro mundial do clube. Agora pra mim o MELHOR de todos foi RONALDO SOARES GIOVANELI. Joguei com esse cara 7 anos da minha vida. Tecnicamente foi um dos mais perfeito que já vi. Talvez o jeitão explosivo e rebelde - como o meu, diga-se de passagem! - tenha impedido que alcançasse vôos mais longes no futebol e até na Seleção Brasileira. Mas no gol corintiano marcou época e eternizou a camisa I em numeral romano.

Ou seja, o Cássio é excelente e ninguém discute isso. Mas o Ronaldo nunca teve os defeitos técnicos do atual goleiro corintiano. Nunca vi o Ronaldo, por exemplo, caindo pra dentro do gol em uma defesa. Aliás, o Ronaldo sofreu com um monte de pé de rato na zaga. Já o Cássio pegou uma safra bem melhor. Ronaldo também tinha qualidade para sair com os pés. Cássio não.

É claro que a geração atual vai escolher o Cássio como melhor. Mas não tenho dúvidas que analisando todos os fatores o Ronaldo está na frente. Fora que ele é quem mais vestiu a camisa do Corinthians: 601 oportunidades. Vamos aguardar o dia de amanhã pra ver se de alguma forma o 'Gigante' o ultrapassa. Pode acontecer sim. Principalmente se parar em alto nível.

75 comentários

  1. Erica Magro 28 fevereiro, 2019 at 21:21 Responder

    Concordo..melhor é Ronaldo Giovaneli..Cássio mão de alface tem sorte em decisões, pois no dia dia no gol ele não passa segurança, não sabe sair do gol e etc

  2. Lucas 28 fevereiro, 2019 at 21:24 Responder

    Neto , vc tem razão , hj se foca muito em títulos , se for assim Romero deveria ser mais valorizado que esses que chegaram , não e mesmo ?

  3. Lucas 28 fevereiro, 2019 at 21:27 Responder

    Neto imaginou nesse atual Corinthians , Ronaldo no gol , vc no meio , Marcelinho na ponta e gamarra na zaga , era time pra ganhar brasileirão ?

  4. wlpcorp 28 fevereiro, 2019 at 21:57 Responder

    indiscutível o melhor do Brasil, em 2017 era Cassio X Jailson , 2018 Cassio X Vanderlei, fora os anteriores que nao me recordo, ate mesmo com o goleiro Fabio foi comparado, porem esta sempre sendo comparado e os outros somente uma vez

    • Craque Neto 1 março, 2019 at 09:21 Responder

      – Campeonato Paulista: 1988,1995 e 1997
      – Campeonato Brasileiro: 1990
      – Supercopa do Brasil: 1991
      – Copa do Brasil: 1995
      – Troféu Ramón de Carranza: 1996

      • marcos 1 março, 2019 at 10:07 Responder

        E nessa época, ganhar o paulista, era dureza, brasileiro então, pior.
        Cássio goleiro top, mas Ronaldo, era f…
        Carregava o time, gritava e dava medo em muito atacante

      • Gustavo Bortolazzo 3 março, 2019 at 01:34 Responder

        Ronaldo saia pra interceptar cruzamentos na área e evitava cabeceios, saia de joelho, hj cobra sair c pé ele sai c as maos.

  5. Hector Bonilla 1 março, 2019 at 00:00 Responder

    Concordo com vc….o Cassio não é o MELHOR goleiro que tivemos (tecnicamente eu ainda acho o Dida o MELHOR)
    Mas considero o CASSIO o MAIOR goleiro da HISTÓRIA CORINTHIANA….até mesmo pelos títulos q ganhou…e nos dois títulos mais importantes do Corinthians ele foi protagonista (não estou desmerecendo o titulo de 90…mas acho q a Libertadores e o Mundial são mais importantes)
    Só p deixar claro…meu maiores ÍDOLOS no futebol se chamam RONALDO…o fenômeno no geral mas no CORINTHIANS é o RONALDO GIOVANELLI
    Colocaria o Julio Cesar entre os maiores tbm…não pela técnica…mas pela história q tem no clube (se não me engano ele tem mais títulos q o marcelinho carioca pelo CORINGÃO)
    Concorda garotinho?

  6. Rodrigo M 1 março, 2019 at 00:14 Responder

    Fala craque! Me diz uma coisa… O que acontece com o Viola, que raramente aparece nos programas de esportes, mas é irreverente e gente fina pra caramba! ABS

  7. Antônio Carlos 1 março, 2019 at 00:32 Responder

    Dois goleiros feras demais,tive o grande previlégio de ver Ronaldo jogar,as pontes que ele fazia eram fenomenais,do Dida também fez história no Timão,maravilha!!!

  8. Robinson 1 março, 2019 at 00:43 Responder

    Eu concordo com você Neto!!
    Tem muita emissora falando que o Dida foi o melhor!!
    Eu acho que esses caras não acompanhavam futebol na década de 90!!
    Ronaldo foi melhor que os 3 juntos.. principalmente se tratando de técnica!
    Vc lembra do Roberto Cavalo Neto?
    Eu vi o Ronaldo buscar uma bomba dele de falta no ângulo.. pede para o Ronaldo te contar e besteira que ele fez nesse jogo.. se não me engano era Botafogo x Corinthians!
    Valeu Neto!!
    Manda um abraço para Ronaldo.. o melhor goleiro de todos os tempos do Timão!!

  9. Elcio Azevwdo 1 março, 2019 at 01:43 Responder

    Gigante do que, ganhador do que, tudo na trambicagem, olha a LAVA jato vai chegar no timeco daí vai acabar tudo, vai fechar essa espelunca para sempre.

      • Matt 5 março, 2019 at 12:11 Responder

        Marcos KKKKK
        O cara que falhou no copa Toyota, que mal foi exigido numa Copa do Mundo, onde só foi goleiro da seleção por puxasaquismo do Felipão. Marcos tem fama por pegar o pênalti do Marcelinho, mas foi um goleiro meia boca. Pós Copa do Mundo viveu no mundo das contusões e vivia entregando a paçoca, culpando os companheiros.

        Sai pra lá;

  10. Mauro 1 março, 2019 at 05:56 Responder

    Desculpa aí neto.tenho 60 vi muito o ronaldo jogar, é meu ídolo mas o Cássio é mais decisivo. Em jogo importante ele aparece e faz a diferença. Lembra do mundial que se não fosse ele p timão não ganhava nunca

  11. Jefferson 1 março, 2019 at 09:19 Responder

    Opinião por amizade, da mesma maneira q suas opiniões quando envolvem seu time são clubista essa aqui é por q Ronaldo é seu amigo, Cássio e Dida estão anos luz de Ronaldo

  12. Skd 1 março, 2019 at 10:14 Responder

    Você desdenha do Roberto Gomes Pedrosa e outros torneios e cita que o Ronaldo ganhou Roberto Carranza que ninguém sabe que @#@$ é isso. Só a libertadores do Cássio vale mais que esses titulozinhos do Ronaldo todos.

  13. Deninho Marcelo 1 março, 2019 at 10:28 Responder

    Bom dia neto !!!
    Rapaz, analisando esse seu ponto de vista, eu sou obrigado a reconhecer que o Ronaldo realmente foi o melhor goleiro do Corinthians de tds os tempos.
    Tenho 44 anos e me lembro oq esse moço (Ronaldo) fez no primeiro jogo dele no profissional contra o São Paulo, ele simplesmente era o terceiro goleiro e tinha apenas 19 anos !!!
    FOI INCRÍVEL !!!
    ELE JA ME DEU UM AUTÓGRAFO QUANDO VEIO JOGAR AQUI EM ARARAQUARA.
    Me lembro que ele estava na porta do ônibus junto com o Pinela batendo papo.
    Foi super gente fina comigo…

  14. Deninho Marcelo 1 março, 2019 at 10:44 Responder

    Oloco Neto, vc falou que o Ronaldo jogou com uns zagueiros PÉ DE RATO !!!
    Posso incluir o meu parceiro Dama ?
    Dependendo oq vc responder eu vou chamar ele no ZAP e te CORNETAR kkkkkkkkkk
    Abraço !!!

  15. Rennan 1 março, 2019 at 10:53 Responder

    Ronaldão tem uma história linda,mas o Cássio é o maior goleiro da história do Timão,400 jogos no Timão é pra poucos,e fora ele ser o cara,o melhor jogador da Libertadores com a defesa épica do Diego Souza,e principalmente no Mundial Interclubes contra o Chelsea q ele pegou tudo,inclusive chute do Cahill,do Fernando Torres no fim e principalmente a bola de ponta de dedo do Moses q o PVC q tá axando q foi gol até hj,fora os jogos e os títulos depois,q são vários,e teve diversas propostas,mas continuou,agr ele está escrevendo uma história monstruosa no Timão,e vai estar sempre guardado no nosso coração
    Netão
    1: É vdd q vc deu chuteira pro Edu Gaspar qd ele tava na base do Timão?
    2: O Edu Gaspar foi ingrato com mt gente no Futebol qd ele conseguiu ser dirigente?INCLUSIVE CONTIGO???
    3: Se o Palmeiras não acertar com a Globo(Athletico PR não vai e já soltou até nota oficial)pode ser q os clássicos com São Paulo e Corinthians só passem no Rádio ou Internet,q vc acha disso??
    4: A Crefisa exigiu q o Palmeiras acerte com a Globo,se não acertar,pode ser q ela saia e gere um péssimo estar??

  16. Charles 1 março, 2019 at 10:53 Responder

    Neto você só fala isso só porque o Ronaldo trabalha com você e é seu amigo.Se não fosse o Cássio o Corinthians estaria até Hoje sem Libertadores.

  17. Aldemis 1 março, 2019 at 11:45 Responder

    Neto, podemos dizer que o Luis Trochillo, o Luizinho “Pequeno Polegar”, pela sua personalidade e história com a camisa do Corinthians, além da técnica. É um dos maiores ídolos da história do Corinthians, entrando num TOP 5?

  18. Digo Modesto 1 março, 2019 at 12:02 Responder

    Reconheço o Cássio o maior vencedor de títulos, mas sou da geração raiz… O Ronaldo pra mim é o maior da história! E sabe porque o Dida não entra nessa briga apesar de ser um MONSTRO?!?! Ele só jogou no Corinthians por empréstimos (teve problemas no Milan), não tinha raízes com o Coringão! Mas repito: jogava MUITO (mas também era ruim com os pés kkkk)!

  19. Eloir 1 março, 2019 at 12:11 Responder

    Se não fosse o Cassio estaríamos sofrendo com a zoação de sem libertadores ate hoje, titulo mais importante da historia do clube considerando que brasileiro o timão disputa todos os anos.

  20. Pedro botelho 1 março, 2019 at 13:09 Responder

    Acabei de ligar a televisão agora dia 01/03/19 as 13:00 e ouvindo o babaca do neto falando sobre o Flamengo, vc é ridículo, vc tá falando isso do flamengo pq é um invejoso, pq teu time tá por baixo, não aguenta ver o Flamengo crescendo…imprensa paulista bairrista…e o pior chamando o Messi de frouxo, vc não serve nem pra lavar as cuecas do Messi…vai se tratar…

  21. Flavio 1 março, 2019 at 13:31 Responder

    Só li verdades no jornal argentino, Corinthians é um time frouxo e sem alma. Joga pequeno. Igual ao São Paulo, a diferença apenas é o resultado, mas o futebol que ambos apresentam é a mesma coisa ridícula de se assistir. Dá vergonha ver esses times jogando.

  22. Bolinha 1 março, 2019 at 14:10 Responder

    Racing x Corinthians , jogo decisivo as 21:30 na Rede TV ! deu 15 pontos de audiência nos pênaltis
    Palmeiras x Ituano , jogo sem importância deu 26 pontos durante os 90 minutos.

    No duelo entre as duas equipes pelo Ibope o Palmeiras ficou 11 pontos na frente.
    Isso mostra o que é torcida de verdade. Cadê a força da torcida do Corinthians ???
    Qual a sua justificativa ?

  23. Mario 1 março, 2019 at 16:25 Responder

    Netao, tu e igualzinho aos outros ! Fazendo uma media com seu amigao que nao pegava nada, bem fraquinho….. Sou de 1970, entao posso dizer que vi o Ronaldo, Ze Ricardo, Tafarel (melhor da epoca), Zeti, Leao (atras do do Tafarel)….
    Existe uma posicao que se evoliu muito e hoje fazem atletas muito mais completos, goleiro. Cassio agarra muuuuuuito mais que o simpatico Ronaldo

  24. Diego 1 março, 2019 at 16:48 Responder

    Mas a polêmica existiu graças ao próprio Ronaldo. Foi ele quem saiu falando que o Cássio é o maior da história do Timão. O Cássio foi humilde e disse que o maior é o Ronaldo. Atitude linda dos dois.

  25. Rodrigo Dino p9 1 março, 2019 at 21:48 Responder

    Tive o prazer de ver o Ronaldo jogar por anos com o manto, na minha opinião o Cassião já ultrapassou o Ronaldo em todos os quesitos, técnicos, títulos ” sendo destaque “, faltando apenas números de jogos pelo Timão. Graças ao Cássio ganhamos a tão sonhada liberta de 2012 e posteriormente o Mundial no Japão, com o cara pegando até pensamento. Até 2012 Ronaldo era inquestionável, ai o monstro chegou e fechou o gol ganhando praticamente tudo que disputou sendo protagonista.

  26. Mauricio 2 março, 2019 at 00:10 Responder

    Grande Neto , porque o teimoso do Carrile insiste com esse Clayson no ataque . Agora ele vai testar no próximo jogo o Love pelo lado esquerdo , bosseli de centro avante e o pé de rato do Clayson pela ponta direita . Porque o Carrile não dá uma oportunidade para o Sergio Diaz sair jogando ?

  27. Paulo Augusto 2 março, 2019 at 10:45 Responder

    Ronaldo tem mais o jeitão corintiano! Os dois são monstros mas o Ronaldo tem mais identificação com o Coringão!

  28. Gustavo Bortolazzo 2 março, 2019 at 15:28 Responder

    Netão blz compadre!

    Só tem outro aspecto técnico, mais importante q sai com os pés, SAIR COM A MÃO, evitar cruzamento. Joguei no gol inspirado no gde eterno Ronaldo l , ele “vuava” c mãos, joelhos e com excelência evitava cabeceio na pequena área. Uma vez ou outra, era vencido, mas e mais bonito morrer tentando do que passivo dentro do gol, entregue. Por isso, Ronaldo é melhor e c a estatura do Cássio seria muito melhor ainda. Mas Cassio hj é o melhor do Brasil , se sair no cruzamento evitara mtp mais gols.

  29. Daniel Luis 2 março, 2019 at 19:06 Responder

    Neto e o que você acha então da comparação entre Marcos, Ceni e Cássio. Também queria saber sua opinião sobre a mesma comparação só que com o Ronaldão no lugar do Cássio.

  30. Sergio 2 março, 2019 at 23:53 Responder

    Não cheguei a ver o Gilmar, mais entre Dida, Ronaldo e Cássio, Dida era o melhor, apenas jogou pouco tempo, agora Cássio é melhor q Ronaldo que gostava bastante de queimar os zagueiros, bastava um falhar q ele apontava o dedo e olha q gostava dele qdo eu era novo, mais tinha seu defeitos

    • Matt 5 março, 2019 at 12:15 Responder

      Quem liga pro 3º goleiro convocado pra seleção? Só palhaço como você.

      “NOSSA DEIXOU DE CONVOCAR OUTROS GOLEIROS MELHORES (O GÊNIO NEM CITA QUAIS MELHORES, PROVAVELMENTE VAI FALAR DO FALHADOS FÁBIO) PARA SER TERCEIRA OPÇÃO NO BANCO, AINNNN”

  31. Matt 5 março, 2019 at 12:13 Responder

    Neto não suporta ver que a geração atual não idolatra ele os amigos dele. Nem a geração de 90 tem o Neto como grande ídolo . Marcelinho Carioca é 100 vezes maior que o Neto foi.

    A prova disso é que o Neto o TEMPO TODO precisa de autoafirmação.