Renato ou Cristiano Ronaldo? Não é assim tão simples...

Nesta semana o técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, deu entrevista atestando o que o próprio Renato já havia dito: que dentro de campo o atacante do Grêmio dos anos 80 era melhor que o português Cristiano Ronaldo, atual melhor jogador do mundo. Posso falar? A mídia europeia e os amantes mais jovens do mundo da bola vão achar que está todo mundo louco. Afinal o CR7 tem dezenas de premiações individuais e vem batendo todos os RECORDES de jogos e gols vestindo a camisa do Real Madrid. Mas sinceramente não é tão simples de fazer essa comparação.

Eu vi o Renato Gaúcho surgindo para o futebol. Foi meu contemporâneo. Jogamos juntos inclusive no Atlético/MG e Seleção Brasileira. Esse cara era DEMAIS! Um atacante rompedor, raçudo, forte e goleador. Uma personalidade incrível! O jovem vai falar: 'Fazia mais gols que o português?'. Claro que não! Mas eram outros tempos. Tenho minha dúvidas inclusive que se colocássemos o artilheiro gremista no título Mundial de 83 nessa equipe merengue atual se ele também não desembestaria a fazer gols. Fato é que o gajo é mais profissional e atleta. Só que o Renato era muito mais genial. Tecnicamente tinha fundamentos melhores.

Se me perguntarem quem foi melhor, eu direi sinceramente que acho o Cristiano Ronaldo. Pelo conjunto da obra. Mas seria por muito pouco. Pouco mesmo. E tenho um baita orgulho em saber que aquele meu parceiro se repaginou se transformando em um técnico top. Vou torcer aqui por mais essa consagração. O Renato merece conquistar o Mundo pela segunda vez. O Grêmio merece essa glória. Até porque, sejamos sinceros, o português já tem muitos troféus na casa dele.

119 comentários

  1. Luis Carrasco 15 dezembro, 2017 at 19:40 Responder

    Nao tem comparação, mesmo em outros tempos , se comparado Cristiano Ronaldo joga mais, mesma coisa comparar Renato com Zico que são contemporaneo, quem jogou mais , com certeza o Zico, ai ja mata a charada.

  2. Françuar 15 dezembro, 2017 at 19:43 Responder

    Eu nao vi o Renato jogar mais fazer o que Cristiano Ronaldo, faz nos tempos de hoje, ele tem que ser um Craque bem diferenciado mesmo, mais igual ele falou, cada um tem uma opinião neh…

  3. Cassio 15 dezembro, 2017 at 19:44 Responder

    Não existem comparações!!!
    Que estupidez… Que falta de inteligência comparar épocas distintas de maneira igualitária. Condições de treinamento, equipamentos, avanço da medicina esportiva, talento substituído pela tática e pela força física… NÃO EXISTE COMPARAÇÃO!

  4. Andre Ribon 15 dezembro, 2017 at 20:04 Responder

    Neto,

    Ja imaginou o Sr Pelé com toda essa tecnologia que existe hoje nos centros de treinamentos, materiais esportivos top, academias e toda estrutura do futebol moderno???? acho que teria feito o dobro de gols na carreira, não teria não Craque Neto?

  5. Rodrigo 15 dezembro, 2017 at 20:07 Responder

    Neto finalmente acertou uma , mas gostaria de saber qdo vc irá sair da Band ? Pra eu voltar assistir o canal sou corinthiano e não considero como ídolo

      • Rogerio 17 dezembro, 2017 at 01:43 Responder

        Craque Neto, você foi e sempre será para a massa torcida corintiana ídolo, pelo que fez e pelo que demonstra ser, um autêntico Corintiano…e não é por causa de um o outro babaca que vai desfazer essa história…Craque Neto x Corinthians .
        Forte abraço!

  6. reilan 15 dezembro, 2017 at 20:09 Responder

    Neto por que o mídia européia não da muito destaque para o Zico e nao fala que ele é um dos melhores jogadores da historia como fala do Maradona do messi Cristiano Ronaldo por que neto

  7. Marco Antônio 15 dezembro, 2017 at 20:54 Responder

    O loko. Esse Renato até que foi um bom jogador, era diblador mas não se compara. Nem atleta ele era. Aliás esse cara é muito arrogante. Tudo que ele faz e participa é melhor segundo ele mesmo. Precisa de mais humildade. O Grêmio ganhou a Libertadores na maior sorte e só pegou pé de rato pela frente. Nem na final do gaúcho conseguiram chegar e jogaram pra ganhar do Corinthians no Brasileiro, com Luan e até com o Pedro Rocha em csmpo e não tiveram time pra isso. Perderam e não cola essa de que priorizaram um só torneio. Só tiraram o pé no segundo turno pq viram que ninguem tirava do Timão e era a única chance deles de ganhar alguma coisa, já que Santos e Palmeiras vacilaram. Vão tomar um chocolate na final. Anota aí Neto.

  8. Cartlos 15 dezembro, 2017 at 21:21 Responder

    Neto vc sempre fala que é realizado no futebol por ter jogado no Corinthians! Mais vc nunca teve vontade ou esteve proximo sei lá de jogar em um Cruzeiro, Gremio e Flamengo?

  9. joao 15 dezembro, 2017 at 21:23 Responder

    Neto, nada a ver com esse post, mas acabo de ler uma reportagem com o diretor do Corinthians Flavio Adauto dizendo que o Rai esta no Rio de Janeiro para contratar o Scarpa para o São Paulo. Então eu me pergunto, pq o Alessandro, gerente do Corinthians, ou mesmo o proprio Roberto de Andrade, também não está no Rio negociando com o Flu para trazer o Scarpa para o Corinthians? É brincadeira. Essa diretoria atual do Corinthians é muito devagar e omissa. Ficam com a desculpa de que o clube não tem dinheiro, e nao tiram a bunda da cadeira. Eu sei que o Corinthians não tem dinheiro, mas não é por isso que esse dirigentes tem que ficar parados e omissos e usar a falta de dinheiro como muleta para nao tentar contratar. Usem a inteligencia e a criatividade, busquem parceiros e investidores. Não acabaram de renovar o contrato com a Nike? Pq não condicionaram a renovação com a contratação de um reforço por parte da Nike para o Corinthians. Pq nao bateram o pé e falaram para Nike que só renovariam se a Nike contratasse um jogador para o Corinthians? Se virem, repito busquem parceiros. Acabei de ler tambem que o Atletico-MG está tentando contratar o Roger Guedes do Palmeiras com a ajuda de um investidor. E o Corinthians? Não é possível que um clube com a grandeza e visibilidade do Corinthians, nao consiga atrair um ou dois investidores para ajudar na contratação de reforços.

  10. Sandro Henrique Bruno 15 dezembro, 2017 at 21:28 Responder

    Sabe Neto só aqui no Brasil tem centenas de jogadores que foram melhor que Cristiano Ronaldo. Até os anos 90 a 2000 inclusive você se encaixa nesta lista de craques. O que mudou foi apenas o Brasil que não fábrica mais craques como nos velhos tempos.

  11. Cristino Lira 15 dezembro, 2017 at 21:30 Responder

    Concordo Neto, nao da pra comparar o craque completo como CR com o forte e peitudo Renato, Felipão como brasileiro exagerou CR tem o mundo do esporte aos seus pés e fantástico qdo dentro de Campo. Merecido ser o melhor do mundo batendo ótimos jogadores como Messe e outros mais.

  12. Otacilio 15 dezembro, 2017 at 21:43 Responder

    neto os jogadores mas críticos teus na seleção estão entre os melhores do mundo. Ederson, Firmino e Fernandinho. só faltou o Taison e Alison. Quem entende mas de futebol VC ou a mídia européia?

  13. Gabriel Expedito 15 dezembro, 2017 at 21:54 Responder

    Para de pachequismo Neto, vc so fala isso pq ele é seu amigo, nem o felipao acredita no que ele disse. Agora ” O Renato era muito mais genial, tecnicamente tinha fundamentos melhores ” é piada de mau gosto vai…que fundamentos tecnicamente ele é melhor que o gajo? Aonde? Vc para ter falado um absurdo desses é pq nunca acompanhou ele no seu auge jogando no Manchester United aonde enfileirava 3,4 jogadores toda vez em cada partida, fazia dribles (repertorio de dribles e fintas absurdos) e jogadas fantasticas, e passes magistrais pois jogava mais recuado e participava muito do setor de criacao do time , alias ele para mim so perdia para o Ronaldinho nesse quesito de ser um Showman em campo, foi uns dos jogadores mais habilidosos que existiu no futebol!! O problemas é q vcs que nunca acompanharam a carreira do cara acham que o cr7 beirando os seus 33 anos sempre jogou desse jeito a mais de 2 temporadas? Pq nao pegam o auge dele no Manchester e começo de Madrid? Piada vai… Agora pega a maioria dos nossos genios do futebol e fazem uma comparacao do que eles eram com 33 anos de idade…vou te falar a maioria tava em final de carreira ou enganando a muito tempo (jogando em ligas inferiores) sendo que nem lembravam os jogadores que se consagraram no passado. Agora o cr7 com uma idade avançada (depois dos 30 anos começa o declinio) consegue se superar e adaptar seu futebol para conseguir jogar em alto nivel disputando bola de ouro com garotada é uma coisa rara…quem fez mais isso? Dos que eu vi so lembro do Zidane…Pele nao falo pq ele é um.semi-deus do futebol…mas e o Maradona com 33 anos? Kkkkkkkk nem lembrava mais daquele argentino infernal quando mais novo… Piada vai…digasi di pasagem

  14. Bruno 15 dezembro, 2017 at 22:44 Responder

    Renato está certo de se impor…
    Tenho lido a imprensa internacional e achado que o clima de desrespeito com o futebol brasileiro passou do ponto.
    Sem dúvida a Europa dominou o mundial nos últimos 15 anos, mas eles trataram os jogos de São Paulo, Inter e Corinthians como aqueles jogos de “grande contra pequeno” que o “pequeno” joga por um gol…
    O jogo do São Paulo, para minha surpresa à época, foi assim mesmo, com o São Paulo tratando a bola como batata quente. O jogo do Corinthians já não foi bem assim. A característica daquele Corinthians era defensiva, mas o time paulista jogou com altivez e consciência, da mesma forma que um time italiano poderia jogar uma final de champions. Com o Inter foi ainda pior para o time europeu. O Barça tinha desfalques importantes, jogou torto e faceiro demais. O Inter montou a arapuca mas não ficou tomando sufoco. A marcação era na intermediária defensiva e quando o colorado recuperava a bola saía de forma organizada pelos lados. Naquele jogo não houve a tal distância…
    Por essas e outras que eu torço que o Grêmio, mais do que vencer, dê muito trabalho para o Real e consiga tocar a bola e empurrar os madristas para o meio de campo. Apesar da lastimável perda do Arthur, o Grêmio jogou um belo futebol esse ano e seria muito legal para o futebol sul americano que os tricolores jogassem inspirados amanhã, mostrando um futebol de primeira linha. Eu prefiro perder e ficar marcado pela qualidade do jogo apresentado, do que ganhar de qualquer jeito e aturar essa postura prepotente de um futebol europeu cada vez mais sem graça, com cada vez menos times dominando, onde qualquer pessoa acerta 6 dos 8 times que estarão nas quartas-de-final da champions. Com campeonatos nacionais onde apenas dois ou três brigam pelo título…

  15. Vitor 15 dezembro, 2017 at 23:15 Responder

    Neto, na base não temos outro lateral esquerdo? Precisa dar 3 jogadores por um lateral do Bahia? É fácil fazer gestão quando o dinheiro não sai do bolso né?

  16. Andre 15 dezembro, 2017 at 23:49 Responder

    Só rindo rrsrs com esta comparação mesmo! em qual momento da carreira do RG ele teve uma média de um gol por jogo? Neto você tem muita dificuldade em analisar jogos internacionais, pois você não acompanha os campeonatos europeus! você e a sua amiga Renata fan apenas veem gols não param para assistir jogos! você fica todo perdido quando está comentando jogos da Champions por não acompanhar os campeonatos! Deixa de ser maluco olha a carreira de RG ele nunca ganhou um mísero campeonato Brasileiro! Renato gaúcho deveria se comparar com Edmundo, Bebeto ou Muller! Cristiano está em outro patamar que sinceramente você não tem capacidade para visualizar deixa de ser corporativista e pelego! RG está tentando desviar o Foco pois ele sabe que o Grêmio é uma zebra joga um futebol feio e limitado a ganhar de 1 a 0, joga por uma bola, assim como o seu timinho! mais amanhã vai pegar um time que joga pra frente que não tem medo de jogar para cima! e vai ouvir calado pois o Cristiano Ronaldo vai deitar e rolar em cima daquela zaga limitada do Grêmio, vamos ver se o luan é bom amanhã ou será apenas mais um enganador..

  17. Sergio 16 dezembro, 2017 at 01:14 Responder

    Foi a milésima octogesima merda que vocé falou neto, e olha que sou corinthiano. Renato gaúcho não serve pra amarrar a chuteira do cr7. É como comparar o Restart aos Rolling Stones.

      • Rogerio 17 dezembro, 2017 at 08:14 Responder

        Neto, sabe quem era melhor que o Cristiano Ronaldo? Mário Sérgio Pontes de Paiva, jogava muito, só que não tinha mídia e parecia que não gostava de um treinamento , só devia gostar de rachão e bobinho. Kkkk. Abraços.

      • Claudio Molina 17 dezembro, 2017 at 22:32 Responder

        Neto, eu vi o Renato Gaucho jogar, foi um bom jogador, só isso!!…o CR7 é mais completo em tudo, e joga muito mais que ele jogou. Embora não concorde com comparações desse nível, pq são épocas diferentes, mas vcs da imprensa insistem nesse tópico, então … Sou seu fã desde a época em que vc jogava no TIMÃO, mas vc precisa aprender a respeitar a opinião dos outros e não ficar impondo a sua como sendo verdade absoluta!!!, as vezes vc se torna intragável!!, e olha que sou seu fã!!!, por essa razão que os outros vivem metendo o pau em vc, pq vc parece o Faustão, não deixa ninguém falar no seu programa, vive tesourando o comentário dos outros, só vc entende, só vc sabe das coisas, só vc fala a verdade….pô, assim fica dificil!!… por favor, entenda como sendo construtivas as criticas, jamais diria alguma coisa para que vc se sentisse denigrido ou para ofende-lo. Saudações Corinthianas!!….

  18. Marlos Danilo 16 dezembro, 2017 at 01:46 Responder

    Sinceramente crack neto tenho muito respeito a sua opinião mas não tem nem como comparar o CR7 um jogador completo nos anos 80 se amarrava cachorro com linguiça hoje o futebol é muito mais disputado mas cada um tem sua opinião valeu um abraço

  19. Marcos Vinicius 16 dezembro, 2017 at 02:46 Responder

    Fala Craque Neto !
    Particularmente acho que nem deveria existir essa comparação netão , pelo amor de Deus os números do Cristiano Ronaldo são de outro mundo , ele é infinitamente melhor que o Renato Gaúcho , até pq o Renato gaúcho jogo muito sim mais somente em solo brasileiro pois quando foi para a Europa não jogou nada e o Cristiano só com os números do Manchester United já deixa o Renato no chinelo , verdade seja dita!
    Abraço netão !

  20. Rodrigo Teixeira 16 dezembro, 2017 at 03:55 Responder

    Neto infelizmente a copa de 86 era do Renato e ele acabou não indo! Se ele tivesse jogado iam saber quem era ela! Ele tava voando! Mas vamo falar a verdade, é muita ignorância dos cara lá fora falar que nem sabiam que existia Renato Gaucho! Só pode ser palhaçada ne! Um abraco

  21. Rodrigo Teixeira 16 dezembro, 2017 at 03:58 Responder

    É muita ignorancia da impressa do exterior! A Copa de 86 era dele! Aí eles iam ver quem era Renato Gaucho! Um abraço Neto

  22. Paulo Augusto 16 dezembro, 2017 at 05:07 Responder

    Concordo com você Neto. Renato foi mais jogador de futebol. Aliás na época dele existiam grandes jogadores de futebol, porém não eram atletas como os de hoje

  23. Juliano Fraga 16 dezembro, 2017 at 07:59 Responder

    Craque Neto!!!
    O futebol mudou, o tempo passou…. E por isso os jovens de agora não sabem quem foram vocês e o tanto que jogaram em meio jogadores fantásticos, e por isso vejo até a falta de respeito com a história que jogadores como você, Renato, e tantos outros.
    Nossa realidade hoje é falar de Gabigol, Scarpa, me deculpe, mas Jô ganhar como melhor jogador de um Brasileiro.
    Eu vi Romário, Renato, Valdir Bigode, Palhinha, Careca, Muller, Reinaldo, Serginho, Sócrates…
    E com esses pés de rato de hoje, o Cristiano Ronaldo vai ganhar 10 bolas de ouro.

    Tinha 9 anos… E chorei quando você não foi pra Copa de 90. Na s peladas na rua eu era o Neto chutando de direita com uma camisa 10 da Kalunga.

    A história ninguém compra, altera…Ela fica!!!

  24. Kaique Chagas 16 dezembro, 2017 at 08:33 Responder

    concordo com você Neto, tenho 23 anos se o Renato falasse do Messi eu quebraria minha tv, kk mas o Cr7 e um baita jogador mais tecnicamente e limitado.

  25. Renato Policano 16 dezembro, 2017 at 08:47 Responder

    Neto. Uso esse espaço para te agradecer pelo título de 90. Uma felicidade enorme. Tenho 48 anos e na época nao sabia que viria a ser o último que comemorei com o meu pai. Aquela bola na trave merecia ter entrado. Meu xodó eterno. E dos meus filhos pelo youtube. E um comentarista fantastico diga-se de passagem. E quanto a pergunta. O Romero é melhor que os 2.

  26. Alessandro 16 dezembro, 2017 at 09:11 Responder

    Infelizmente, com muita tristeza que digo isso: vai dar Real Madrid, não tenho dúvidas disso.Infelizmente, e digo que pode ser até de uma goleada, torço pro futebol brasileiro, mas, sei de nossos limites dentro de campo e, apesar de que cada jogo é um jogo diferente, o Real é bem , mas bem mais superior ao time do Grêmio. Honestamente, torço pro time gaúcho, mas não podemos nos iludir, é uma pena que isso vá acontecer porque gosto do futebol gaúcho desde pequeno.

  27. Peu 16 dezembro, 2017 at 10:00 Responder

    Vcs são louco kkkk todo mundo falando isso acorda meu quem é melhor não precisa nem fazer essa pergunta vcs fazem isso pra ganhar mídia o melhor é Cristiano Ronaldo e todo mundo sabe disso

  28. Jose ruas 16 dezembro, 2017 at 10:42 Responder

    Quem é Felipão técnico ruim da porra, acabou com a seleção brasileira 7a1 ainda vem falar de Renato gaúcho tá tirando esse Felipão só afunda time o pior zagueiro da época dele grosso pra caralho CR7 E O MELHOR.

  29. Danilo Diego 16 dezembro, 2017 at 10:48 Responder

    Se Vcs falam q a diferença entre Renato gaúcho e Cristiano Ronaldo, não é isso tudo. Então Ronaldo fenômeno é muito melhor q Cristiano Ronaldo né??

  30. Samuel Carvalho 16 dezembro, 2017 at 14:08 Responder

    Fala Neto! Beleza?

    Concordo com você, acho que até os brasileiros têm dificuldades em reconhecer os ídolos caseiros, muitos preferem vangloriar os europeus. Claro que o português é superior, justamente pelos muitos títulos conquistados e pela aplicação profissional, mas o Renato também tem uma bela história.

    Sou atleticano (MG) e gostaria de aproveitar a oportunidade para perguntar se você acho que a ausência na libertadores pode nos favorecer para conquistar o tão sonhado brasileirão. Afinal, isso é uma obsessão que envolve a nação alvinegra.

    Abraço!

  31. André Vicente 16 dezembro, 2017 at 14:20 Responder

    Neto, discuto sempre com meus Amigos que dizem que o pele hoje não jogaria que djalminha e Alex eram lentos pro futebol de hoje tenho 28 anos e pelo que vi dos jogadores dos anos 2000 pra trás tinham mais qualidade técnica e se fossem mais profissionais como o Cristiano Ronaldo e o Zé Roberto teriam feito muito mais você não acha? Por exemplo o Romario tinha bola pra ser o melhor do mundo uns 5 anos seguidos mais preferiu voltar pro flamengo no auge da carreira no barça não é só o futebol europeu que presta na minha opinião nos somos 5 vezes campeões do mundo!

  32. José Carlos 16 dezembro, 2017 at 14:45 Responder

    De 58 para cá, tive o privilégio de assistir os grandes craques jogarem, uns mais outros menos, e posso afirmar que o melhor de todos os tempos (os que eu vi), foi um que não foi e nunca será igualado, o Rei Pelé, e ainda tem uns babacas tentando comparar jogadores a ele. Se for para fazer comparações bairristas, eu diria que os melhores craques são os do Corinthians.

  33. Carlos 16 dezembro, 2017 at 14:59 Responder

    Craque Neto pq o Zidane só conhece o cruzeiro de Ronaldo, o Santos de Robinho e o Flamengo de Adriano? Na Europa ninguém conhece o Corinthians?

    • Craque Neto 16 dezembro, 2017 at 16:19 Responder

      Só sei quem o Corinthians tem 2 Mundiais e o mundo se espantou com os 80 mil corintianos no Japão. Qualquer outro discurso é uma baita dor de cotovelo.

  34. Diego Galhardi 16 dezembro, 2017 at 20:39 Responder

    O futebol de antigamente era realmente muito mais artistico, mas nem Renato, nem Zico, nem mesmo Péle renderiam o que rende Cristiano Ronaldo no futebol chato esportivo, tatico e fisico que se transformou hoje.

  35. Benilson dos Santos 17 dezembro, 2017 at 05:43 Responder

    A comparação de Renato e CR7 pode ser feita comparando os títulos e as conquistas de cada um, e nisso o portuga deixa o brasileiro Renato a ver navios.
    Vamos deixar de ser bairrista, Renato Gaúcho era um jogador de nível médio

  36. Benilson 17 dezembro, 2017 at 06:10 Responder

    Os mais jovens não viram esse babaca jogar , eu vi ! Não chutava de longe , não sabia bater faltas , não sabia cabecear , não sabia armar para os outros ! Só sabia ficar na sobra para pegar o rebote do goleiro ! É um egocentrico ! Pensa que é DEUS ! Falar que jogava mais que CR7 ! Precisa de psicoterapia !
    O Corinthians vai despencar, estou esperando Renato?

  37. Zé Elias 17 dezembro, 2017 at 23:23 Responder

    Tenho 52 anos, acompanho futebol desde 1976, joguei futsal até bem pouco tempo e minha opinião é a seguinte: se eu tivesse que escolher um dos dois pra jogar no meu time, seria o português.

  38. Leandro 18 dezembro, 2017 at 00:28 Responder

    Renato jogou muito
    Com tudo que tem o futebol de hoje ia arrebentar, seria melhor que o CR7
    Neto com tudo que tem hoje ia jogar mais que o Cross

  39. Flavio 18 dezembro, 2017 at 13:57 Responder

    Quem é Renato perto de Romário? Desses mais “atuais”, Romário ou Ronaldinho Gaúcho, esse último quando queria jogar bola e não farrear.

  40. Otávio 18 dezembro, 2017 at 23:52 Responder

    Neto, comentei isso no trabalho hoje, acho que o pessoal aqui supervaloriza o futebol Europeu, estão acompanhando mais do que o próprio futebol brasileiro, acho triste essa perda de identidade, garanto que ninguém lá torce para os times daqui, o pessoal aqui precisa se ligar…