Será que a Federação não tem VERGONHA disso?

Por motivos óbvios de proximidade sou mais ligado ao futebol paulista. Joguei boa parte da minha carreira no Estado e criei minha vida por aqui. Mas isso não significa que não acompanhe o esporte pelo restante do País. Nesse final de semana estava vendo parte do jogo entre Flamengo e Vasco e quando o narrador tentou explicar o sistema classificatório para definir os finalistas do torneio fiquei com um trevo na cabeça. Vixe Maria! Vocês viram?

Não vou nem saber explicar aqui, mas sei que time eliminado volta na repescagem e time campeão dos turnos precisa disputar de novo a semifinal. Senão me engano mesmo que um time seja campeão dos dois turnos ele não é campeão direto. Uma vergonha de regulamento que virou motivo de piada nos quatro cantos do País. O que gostaria de entender é o porquê da FERJ (Federação Carioca) mudar isso? Pra que acabar com aquele que era o campeonato com a tabela mais tradicional e conhecida do País?

Desde que mundo é mundo se sabia que o campeão da Taça Guanabara enfrentava o campeão da Taça Rio para saber quem era o campeão carioca. Se um time levasse os dois era campeão direto. Tem coisa que não dá pra mexer! Eu não consigo compreender a assinatura dos dirigentes em um regulamento como esse. Aliás, desafio qualquer presidente a me explicar essa tabela ridícula.

Só espero que em 2020 o tradicional Cariocão volte ao normal. Porque assim com repescagem bagunçada fica difícil de engolir.

78 comentários

  1. Otacilio 1 abril, 2019 at 20:03 Responder

    A FERJ criou esse regulamento pra ter mas números de clássicos. Mas já ta ficando chato. É tanto clássicos que os times estão jogando cm times reservas. Só o fla-flu cm o de sábado sera o quinto no ano. Ridículo né?

  2. Otacilio 1 abril, 2019 at 20:04 Responder

    Pq o SP tem o dom de despachar jogadores que estão brilhando em outros clubes? Casos de Casemiro, Maicon, Cortez, Rodrigo Caio, David Neres

  3. Ricardo 1 abril, 2019 at 20:20 Responder

    Boa, Neto! como eu já disse qui, se você estivesse numa emissora que abordasse mais dos times nacionais, e não do mundinho paulista, você seria, disparado, o melhor comentarista brasileiro. por hora você é o melhor dos paulistas.

  4. Pedro 1 abril, 2019 at 20:20 Responder

    Na verdade Craque Neto não podia nem voltar ao modo antigo deveria jogar todos contra todos na fase inicial e os 4 melhores se classificarem para as semi sendo que os 2 primeiros iriam com vantagem de dois empates ou uma vitória e derrota pela mesma diferença de gols. Acabar com essa taça Guanabara e taça Rio.

  5. Pedro 1 abril, 2019 at 20:22 Responder

    PRÓXIMA PARADA: SELEÇÃO? Renato Portaluppi se mostra com cada vez mais vontade de ser o próximo técnico canarinho. Você acha que ele merece essa chance?

  6. ANEILTON 1 abril, 2019 at 20:25 Responder

    Tentando valorizar o campeonato (impossivel)…
    18 classicos e um absurdo…. Jogos que nao consegue levar 1.000 pagantes.
    Como vc disse Neto, como os cartolas assinam um regulamento desses?…
    E nao acredito q voltaram ao formato tradicional.

  7. Adilio Faustini 1 abril, 2019 at 20:32 Responder

    Em todos os Campos de atividade o Rio está deixando a desejar, é uma pena um Estado com um PIB considerável, Territorio pequeno, mais fácil de fazer Gestão Publica e vivendo esse marasmo.

  8. Aldo Mendes de Paula 1 abril, 2019 at 20:42 Responder

    Neto… vc conhece o Carlos Vinícius do Mônaco da França aqui do meu Bom Jesus das Selvas-MA, ele fez um golaço contra o Lille… quero vê ele arrasar com o PSG dia 20 de abril… abcs!

  9. Otacilio 1 abril, 2019 at 20:44 Responder

    Se o Jemerson e o lateral Adriano vir pro fla da pra dizer q é o melhor time da america do sul? Cm D. Alves, Rafinha, Jemerson, R. Caio, Adriano, Cuellar, Arão, E. Ribeiro, Diego, B. Henrique e Gabigol

  10. Roberton Gonçalves 1 abril, 2019 at 20:46 Responder

    Neto pq vc não jogo mas no meu Mengão?? Pena q só vejo pelo YouTube pq não tive a oportunidade de ver vc com o manto do flamengo. Vc é 10

  11. Erick A.P 1 abril, 2019 at 21:27 Responder

    Craque Neto, sou muito seu Fã cara, Agora se o campeonato Carioca fosse feito igual ao campeonato paulista, ele nao teria mais visibilidade , mais retorno aos clubes, e tambem daria mais chance de times menores se destacarem como acontece sempre no Paulistão??

  12. Caro 1 abril, 2019 at 21:47 Responder

    Acha que o Verdão será o favorito mais uma vez? DIZ AÍ!

    Vem aí o Brasileirão de um jeito que você nunca viu! O Hendeca vem?

  13. Luis Carlos siqieira 1 abril, 2019 at 22:44 Responder

    Pra começar o torneio não deveria se chamar campeonato carioca e sim campeonato Fluminense pois é formado por time do estado e não só da capital

  14. Fernando 1 abril, 2019 at 23:58 Responder

    Tens razão craque essa tabela foi feita pra ninguém entender mesmo, isso é uma vergonha pra um campeonato que ja foi considerado o mais charmoso do país. Um grande abraço dos torcedores remistaa de Belém do Pará.

  15. André Almeida 2 abril, 2019 at 06:46 Responder

    É provavelmente o regulamento mais absurdo e bagunçado que vi na vida. Aliás os campeões dos dois últimos anos não ganharam nenhum turno do campeonato: Flamengo (2017) e Botafogo (2018). Graças a esse regulamento ridículo.
    Outra bagunça é que o Carioca na verdade começa em dezembro. Sim! O grupo A é formado pelos times que seriam da “segunda divisão” onde os dois melhores ganham vaga na “série A”.
    Aí em janeiro são formados os grupos B e C (quando começa de fato o campeonato) e na primeira rodada já tem artilheiro com 5 gols (pq os gols dessa “seletiva da série B” são contabilizados no geral do campeonato).
    E com esse formato esse ano teremos 5 FlaxFlu em menos de quatro meses. Até o final do ano poderão ser NOVE (somando Brasileiro e um possível enfrentamento na Copa do Brasil). Clássico é bom, mas se botar para se enfrentarem toda semana, banaliza e perde a graça.
    Que repensem e voltem com o formato tradicional. Pois há três anos esse campeonato só perde cada vez mais a organização e o seu valor, graças a uma federação que só pensa numa coisa: encher o próprio bolso.

  16. Adão Fernandes 2 abril, 2019 at 08:19 Responder

    Isso não é nada, aqui no Paraná o último colocado pode ser campeão. Só não é rebaixado porque o regulamento esdrúxulo prevê que o finalistas não é rebaixado.

  17. MARCIO 2 abril, 2019 at 09:22 Responder

    Boa Neto beleza
    Neto se alguns jogadores que estão em fim de carreira mas tem o pique de jogar ainda alguns mesmo de São Paulo podiam jogar na Lusinha e até ajudar o time a voltar na Elite né imagina um Luis Fabiano um Adriano imperador Sheik ou Kaka Zidanilo ia ser bom o que vc acha

  18. Paty 2 abril, 2019 at 10:59 Responder

    Ainda bem que você é de SP. Fica por aí mesmo. Fala esse monte de abobrinha para os times daí. Nem pensa em vir pro RS , MG, RJ, BA, Bairrista por natureza, fica aí mesmo defendendo os times daí. Deixa os outro clubes do Brasil em paz. Invejoso, morde e assopra, fica vendendo mentiras para o público.

  19. Caro 2 abril, 2019 at 11:15 Responder

    Dizem que o Romero que não aceitou jogar no Atlético MG na troca que envolveria a ida de Luan para o Timão, a preferência dele é esperar o fim do contrato para ficar livre e acertar com um grande time do Brasil ou de fora. Pera aí mais o Galo mineiro não é grande? O Romero tá com essa bola toda?

  20. DIogo 2 abril, 2019 at 11:18 Responder

    Na verdade a federação inventou essas datas para acabar com a primeira liga , eles inventaram mais 6 datas de jogos para nao ter chance de ter o campeonato

  21. Luan 2 abril, 2019 at 11:29 Responder

    Craque neto, mas você sempre cobrou pelo Tite na seleção, que coisa, como mudam fácil as opiniões, é só o cara não ir bem em alguns jogos, que já mudam logo o discurso, afff!!

  22. MARLON 2 abril, 2019 at 11:36 Responder

    Lógico que ganha né bobalhão se retrancando sendo covarde medroso e frouxo fica fácil pede pro teu timinho jogar de igual pra igual com os outros não guenta.Cai pra Série Z que é o lugar de vcs.Kkkkkk

  23. Max 2 abril, 2019 at 12:11 Responder

    Eles querem arrecadar com mais jogos, mais clássicos, só que acabam desvalorizando o campeonato, tanto é que o Flamengo cagou pra esse ultimo jogo mandou todo mundo reserva até o goleiro e o técnico não foram para o jogo, jogou com a maioria dos seus jogadores do SUB-20 absurdo se tratando de um clássico com essa magnitude, porem fez o certo porque no final quem é lembrado não é o campeão do turno e sim o campeão do Carioca, e o Flamengo tem libertadores no meio da semana, tanto faz se ganhasse ou perdesse esse jogo contra o Vasco, serviu pela rivalidade e pra treinar seu time reserva só pra isso mesmo, campeonato totalmente bagunçado feio demais. Acredito que a FERJ fez isso porque estava perdendo dinheiro quando um time ganhava os dois turnos dai acabava o campeonato, pra eles isso nao interessava e inventaram essa bizarrice, por isso eu que sou do Rio me desinteressei completamente de acompanhar o Carioca.

  24. Deninho Marcelo 2 abril, 2019 at 12:19 Responder

    Neto, acho o Cássio um baita goleiro, mas ele tem uma dificuldade MONSTRA de admitir suas falhas.
    Falar que no lance do gol que ele tomou contra o Santos foi mais INFELICIDADE DO QUE FALHA é uma baita falta de humildade, geralmente a gente cresce na vida quando temos autocrítica pô !!!
    Vc concorda Netão ?
    E vc, acha que o Cássio falhou ou acha que ele foi infeliz ???
    Abraço !!!

  25. Nirlando 2 abril, 2019 at 12:27 Responder

    Eu já gosto do regulamento, mesmo q seja um pouco complicado. Mais o importante é o futebol. Campeonato com 3 finais. Mais clássicos. Esse FDS o q só comentava a vitória na taça Rio. Paulista pide ser mais organizado, ter mais dinheiro. Mais sem graça. Só comparar os níveis de audiência.
    Torcedor gosta disso. Finais. Mata mata. Clássico. Paulista só escuta falar de arbitragem e var. Nada emocionante do verdadeiro futebol.
    Maior audiência do futebol no ano foi um flaxflu. E um com o time reserva. Dizer mais o que….

  26. Renato de campos 2 abril, 2019 at 12:40 Responder

    A verdade e uma so foi si o tempo do campeonatos estaduais isso tem que acabar
    So tem k ter brasileiro e copa do Brasil elibertadores e pronto fazem tanta munadca i nao muda isso ninguenta mais essa pobreza d campeonato estadual

  27. José Eduardo 2 abril, 2019 at 12:49 Responder

    Neto, o campeonato segue o modelo Dilma. Quem ganha não ganha, mas quem perde também ganha, que no final nem perde e nem ganha, mas perde todo mundo.

  28. Belchior 2 abril, 2019 at 14:11 Responder

    Fiquei sabendo que mesmo que o time seja campeão carioca tem que enfrentar o campeão tá taça Guanabara para ver quem vai pra semi enfrentar o campeão brasileiro taça Rio….kkkkkk….piada….

  29. Belchior 2 abril, 2019 at 14:12 Responder

    Fiquei sabendo que mesmo que o time seja campeão carioca tem que enfrentar o campeão tá taça Guanabara para ver quem vai pra semi enfrentar o campeão brasileiro taça Rio….kkkkkk….piada….

  30. Lino 2 abril, 2019 at 14:21 Responder

    Neto Boa tarde, quais são seus 11 titulares da seleção brasileira? Na sua opinião quem está sendo bem lembrado pelo Tite e quem está sendo esquecido? Valew

  31. Henryque 2 abril, 2019 at 14:29 Responder

    A FERJ é uma vergonha, os caras querem lucrar na cara dura, encher de clássicos pra ter retorno$$$$$$$!!! Por isso inventaram esse campeonato louco. Uma vergonha infelizmente…

  32. Luis Claudio 2 abril, 2019 at 15:13 Responder

    Craque Neto! E o regulamento d paulista? onde um time com mais pontos não classifica e o SPFC numa haca danada, caminha adiante? Você acha que o regulamento tem que ser mais justo ou ajudar a ter uma dose de emoção?

  33. Edson 2 abril, 2019 at 15:21 Responder

    Grande Neto! Me diz ai, se o campeonato paulista é o melhor do pais, por que os times do interior de São Paulo não então disputando a primeira divisão do Brasileiro?
    Me ajuda ai garotinho. Abraço

  34. Fernando 2 abril, 2019 at 15:25 Responder

    Fala Netão, rei da zon….
    Se o Tche Tche é tão ruim quanto você fala, o Ramiro do Corinthians é oq, uma baita contratação??

  35. Wagner 2 abril, 2019 at 18:56 Responder

    A verdade é uma só Craque Neto: O único campeonato estadual que presta é o Paulista.
    O restante é essa várzea! Campeonato do Rio é o pior, tem 50 campeões em 2 meses de campeonato. Uma piada kkkkkk

  36. Cicero Diego Martins 2 abril, 2019 at 21:03 Responder

    Parabéns craque Neto,por reservar um tempinho pra responder todo mundo.Todos os dias acompanho os donos da bola,tem que levar o cavalo do Maravilha todos os dias.
    Faz outra aposta com ele pra no final do ano ele ter que ir à pé de novo pra Aparecida.
    Valeu ,abraço craque!

  37. Juliano 3 abril, 2019 at 06:34 Responder

    Oi Neto,em primeiro lugar quero dizer que sou tem fã ,e pra mim vc é o melhor comentarista da atualidade.Gostaria de saber da tua opinião sobre a seleção Brasileira,que nos últimos anos acumulou mais vexames do que glórias.Eu estaria errado em afirmar que a nossa hoje fraca seleção tem como principal motivo a escassez de jogadores?aliás,escassez de craques,porquê jogador tem muitos,cada um MAIS RUIM QUE O OUTRO.E também não se deve a super responsabilidade sobre um jogador que também já provou que é apenas um bom jogador,e não esse gênio que a imprensa criou,que de gênio não tem nada?Eu vi vc jogar,Vi Zico,Careca,Romario, vi Ronaldo…esses sim eram àqueles jogadores que no sufoco dizia: Manda pra mim que eu resolvo;Neymar já teve 2 copas pra mostrar que é ” o cara” mas não deu em nada,sabe porquê? Porquê o Neymar é Isso aí mesmo! Você sabe no quê ele é gênio? No marketing ,nos cortes de cabelo,e em ganhar dinheiro,nisso sim ele é fera,mas na bola não…me arrisco a dizer que é um Robinho melhorado.Robinho encerrou a carreira ainda como promessa de novo Pelé.Um abraço Neto.

  38. Pedro 3 abril, 2019 at 12:14 Responder

    Concordo com vc Netão!! Carioca tá um lixo.
    Como que vc fez pra emagrecer? Lembro de vc gordo falando que não conseguia ver a piaba mais, eu ainda vejo a minha mas tô preocupado… kkkkkk Abraço!

  39. Roberto 4 abril, 2019 at 09:51 Responder

    olá neto ! me recordo muito bem desse momento em que o narador comenta esse regulamento desse fraco carioca , VERGONHOSO !!!!!!! e sem dúvida o Paulista é o melhor dos estaduais ! estou contigo neto e sempre assisti seu programa!!! abraço!!!