Tragédia anunciada no futebol carioca

Olha só, pensei bem antes de escrever esse post. Pra mim está sendo um dia bem carregado. A morte das 10 pessoas no Centro de Treinamento do Flamengo neste madrugada de sexta (8), entre elas 10 crianças que jogavam pelo pelo clube rubro-negro, me deixou bem chateado. Primeiro me coloquei na pele da molecada. E olha que tenho moral pra falar porque morei 8 anos nos alojamentos do Guarani embaixo das arquibancadas do estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Fiquei pensando o quanto deve ser difícil ver tudo aquilo e não ficar traumatizado.

Depois me coloquei no lugar dos pai. Eu morreria junto se perdesse um de meus filhos de maneira tão trágica. Tá louco! Você deixa seu filho para buscar um sonho, confia na Instituição e nos profissionais que lá estão, para depois receber o corpo dele em um caixão. Só pode ser um pesadelo! Até por isso, ao contrário do que as pessoas estão publicando, eu não fico exaltando e falando #ForçaFlamengo. Até porque na minha visão o clube é o principal responsável pelo que aconteceu. Não estava com as normas de segurança corretas e sempre arriscou a vida da molecada.

Verdade seja dita também que não é só o Flamengo que é desleixado com sua categoria de base e vive irregular com as normas. Muitos outros clubes só veem os meninos como mercadoria para uma venda futura. Ou seja, uma espécie de investimento. Isso precisa acabar. Se fosse a justiça brasileira ficaria mais atento esse caso para que tragédias como essa nunca volte a acontecer.

Tem muita gente por aí na mídia que fica publicando a hashtag #ForçaFlamengo só para fazer média. Que nada! Quem precisa de força mesmo são os familiares e amigos das 10 vítimas dessa tragédia absurda. O clube devia sim ter dado melhores condições para essa molecada. O resto é conversa fiada!

54 comentários

  1. Biro
    8 fevereiro, 2019 at 18:55 Responder

    Não há mais nada a acrescentar àquilo que escreveu. As condições de alojamento de clubes de futebol para as suas crias são paupérrimas. Neste caso, resultou em tragédia. Agora há que apurar a responsabilidade e aprender esta lição.

  2. Rennan 8 fevereiro, 2019 at 19:08 Responder

    Netão parabéns pelo desabafo no programa de hoje,é triste pessoal falar isso e akilo,mas vc é o único que vem falando a anos,q esperar uma tragédia pra dar providências,isso é,qd derem,como no caso da Chapecoense,q o assassino do piloto matou 70,como o Deva,o Juninho(Ari Júnior câmera da TV Globo),Caio Júnior,entre mts otros,e as fam[ilias meteram a Chape no pau pq nínguém ia ajudar,na boate Kiss o maluco do baixista soltou o sinalizador matou quase 300,e nem pra cadeia foi,e etc,as famílias precisa de MUITO APOIO,MUITA FORÇA,pq algumas NEM COMIDA TEM,dependiam dessas crianças,DÓI DEMAIS!!! ;(
    Netão vc não já axa q a presidência da república,tem q tomar providências e a CBF e as federações pra poder dar ao menos o digno pra essa molecada?pq no Nacional e na Lusa os alojamentos são mt mais precários e no país e interior td é pior,falta bater nisso?e outra,pq a CBF ñ parou a rodada no Brasil junto com as federações?é pq o $how tem q continuar na TV???

  3. Madalena Pandur Cabral 8 fevereiro, 2019 at 19:50 Responder

    Olá Neto. Parabéns pela homenagem que fizeram . Chorei muito com vcs ,ai do programa.Justica seja feita,embora não traga mais as vidas perdidas.

  4. PAULO COURA 8 fevereiro, 2019 at 20:49 Responder

    O Flamengo vai indenizar as famílias pela perda de seus filhos?
    Concordo que a responsabilidade é total do Flamengo, um alojamento em containers?
    Há quantos anos estavam lá?
    A Patricia, ex-presidente, disse para o Sandro Gama, quando ele apertou sobre a responsabilidade, que era provisório, já se estava preparando outro lugar!
    Provisório?
    O Felipe Vizeu, no Grêmio agora, disse em entrevista pra uma TV que ele morou lá!
    Como provisório, por quantos anos?
    (Paulo Coura)

  5. Rainery 8 fevereiro, 2019 at 20:51 Responder

    Boa noite neto, foi fatalidade, as quedas de energia no Rio ajudaram na tragedia. Os contêiners tinham o auxílio de geradores, no momentos do curto havia tido uma queda de energia e os geradores estavam funcionando o q houve foi uma carga extra de energia quanto a mesma voltou. Aquele módulo já seria demolido pq o Flamengo já estava realizando a transferências dos mesmos para um ct novo que estava sendo ultilizado pela equipe profissional. Se for constatado alguma negligência que sejam encontrados os culpados , mas sinceramente não vejo de forma coerente esse seu comentário. Mas respeito sua opinião até pq vc viveu esse mundo. Um abraço e que Deus receba esses meninos de braços abertos!

  6. Felipe 8 fevereiro, 2019 at 20:51 Responder

    Grande Craque Neto,
    A justiça é condescendente/corrupta para nigligenciar tanta falcatrua que existe no futebol brasileiro?
    Será que a partir dessa catástrofe algo pode, de fato mudar?
    Ou é apenas mais uma solicitação popular banalizada?
    Sou seu fã, que Deus abençoe você, sua família e seu trabalho!

  7. Netho 8 fevereiro, 2019 at 20:57 Responder

    É isso ,aí!
    Mas, desculpe-me, Você pegou leve demais em face da dimensão hedionda da tragédia.
    Aliás, nem tragédia é, porque se trata de uma catástrofe.
    É isso, o futebol brasileiro, sobretudo o tratamento dos atletas de base, sempre foi de quinta categoria.
    A direção do Flamengo, da CBF e as autoridades públicas, sem exceção, devem ser condenadas.
    Cana dura para esses safados, incompetentes e assassinos.
    A mídia está falando fino, não sei o porquê.
    Por essas e outras, o futebol brasileiro – que já foi o maior de todos -, agora somente é relembrado pelos 10 a 1.
    Ninguém põe a mão no bolso pelo futebol de base.
    Todo mundo espreme a molecada e depois jogam os bagaços fora.
    Agora ficam com essa lenga-lenga de solidariedade e mandam entregar coroas de flores.
    VERGONHA MUNDIAL. CRIME DOLOSO.
    Vamos ver dentre os comentaristas quem tem mais garrafa vazia pra vender.
    Até agora, só falam fino e olhando de esguelha.
    Ninguém põe o dedo na ferida desses vendilhões e trapaceiros da garotada.

  8. reilan 8 fevereiro, 2019 at 22:17 Responder

    Neto você e essa impressa do Brasil fica jugando o flamengo sem saber dos fatos um dia vocês serão jugados pela a justiça de Deus por que quem julga será julgado

  9. Ronaldo 8 fevereiro, 2019 at 22:27 Responder

    A matemática e básica: será que com 1.500.000,00 da pra fazer um alojamento descente ? Eles pagam isso para Diego, gabigol, e Éverton Ribeiro, eles são tão bons de administração que em dois anos levantaram uma puta grana com: paqueta, Vinicius Júnior e Viseu, eles tinham de no mínimo
    Investir na base, nas condições desses meninos 20% dessa grana, agora TV Globo fala aí que é a melhor administração de futebol o exemplo de clube a ser seguido , a partir do momento que você coloca os muleque para se alojar em contêiner e faz gambiarra de colocar ar energia elétrica dentro de contêiner e tragedia anunciada, e poucas vezes concordo com você essa é uma: força Fla porra nenhuma tem e de ir dar força a essas famílias que muitas delas são carentes e enxergam no talento do muleque um jeito de melhorar a vida, enquanto o querido da Globo vai sair como vítima, tem de pagar isso para as famílias em dinheiro e se identificar a responsabilidade criminalmente.

  10. Jeverson Souza 8 fevereiro, 2019 at 22:29 Responder

    Sou flamenguista e estou com vc Neto.

    A justiça precisa acabar com negocios no futebol e profissionalizar afinal trabalho é trabalho seja infantil ou profissional.

    Se estao ali por contrato devem ter prioridade de Qual idade de moradia, alimentação, higiene e saude.

    Ou serao so moedas de troca?

    Isso tem q mudar de norte a sul, leste a oeste nesse pais.

    Onde tudo tem um jeitinho.

    Vergonha.

  11. Tony 8 fevereiro, 2019 at 22:42 Responder

    Neto, primeiramente goataria de dizer que sou palmeirense, mas nao pra fazer média, mas, para mostrar que mesmo sendo adversários de “time” (apenas) e de algumas vezes nao concordar com vc, coisa que considero normal, mas sempre te respeito como profissional, tanto que é verdade que acesso seu blog todo dia, por reconhecer que vc fala apenas as coisas que vc pensa mesmo.
    Então, gostaria de te dar os parabéns. Vc sempre teve meu respeito como profissional e hoje acabou de conquistar os 100% desse respeito, até pq já beirava isso.
    Não que eu estou acompanhando o caso dos meninos , da tragédia…….. mas tá cheio de repórter aí, inclusive até mesmo hoje no jogo aberto, falando que ninguém tem culpa …. e essa tal de #flamengo é uma palhaçada, até pq quem precisa de apoio e ajuda , principalmente psicológica são as famílias tanto das que perderam seus entes queridos, mas tb das pessoas que estavam lá, no dia da tragédia. O Clube é o principal responsável sim…. poderia ser Flamengo, Palmeiras.. . Corinthians, independente disso…. o responsável é o clube . Parabéns meu querido e que Deus abençoe e proteja vc e sua familia

  12. Marcos 8 fevereiro, 2019 at 23:28 Responder

    Isso e a maior verdade, Flamengo não e vítima e sim culpado, os jovens e que são as vítimas. Veremos se vão achar culpados e punir, nem precisa ser letrado pra ver que tem muita coisa irregular ali.

  13. SANTIAGO RODRIGUEZ 9 fevereiro, 2019 at 02:37 Responder

    Pior que foram dez crianças e não seis Neto… Não existem palavras para descrever essa trágédia absurda, somente Deus poderá nos explicar uma dia, somente ele!!!! Jesus…

  14. Will 9 fevereiro, 2019 at 02:50 Responder

    Muita desinformação,flamengo tinha sim um dormitório pra eles,estava em reforma…sempre foi desleixado com a.molecada e o caralho…ta usando a tragédia pra criticar e ter notícia…flamengo ia trocar eles na segunda,flamengo e culpado sim,mas.falar que não liga pra molecada e MENTIRA.

  15. SANTIAGO RODRIGUEZ 9 fevereiro, 2019 at 02:51 Responder

    E olha só que loucura!!! Por conta da tragedia de quinta (temporal que inundou o Rio de Janeiro) o treino foi cancelado e mais de 13 garotos que deveriam estar dormindo lá também, não estavam (graças a Deus!!!!) pois foram dispensados… Ou seja, por conta da tragedia de quinta, muitos foram salvos da tragedia de sexta que iria ocorrer!!!!! Que coisa absurda como os mistérios de Deus acontecem!!! Abs…

  16. Luciana Maria Mendes 9 fevereiro, 2019 at 08:01 Responder

    Parabéns pelo post neto, pura verdade , gastam rios de dinheiro com o time profissional e deixam os meninos em situação tão precária. Lamentável deveriam ter um abrigo digno já que podem render muito lucro ao time . Sou mãe e posso imaginar a dor que elas estão sentindo. Só Deus pra dar a força.

  17. Alfredo 9 fevereiro, 2019 at 10:03 Responder

    Neto,

    Eu tenho uma opinião diferente. Consta que o Flamengo deu entrada nos documentos há algum tempo, um até desde 2010. Se o Flamengo tivesse cumprido com todas as exigências, ganharia o status de CT regularizado, mas a tragédia aconteceria da mesma forma, porque foi um curto no aparelho de ar condicionado. Na verdade a prefeitura está louca pra tirar o dela da reta e, como o clube não estava em dia com os documentos, é o que ela precisava para se eximir de responsabilidade.

    É claro que o Flamengo tem responsabilidade. Não dá pra negar isso. Mas quem já foi no CT, e eu fui e posso falar, viu uma estrutura impressionante, com todo conforto , alimentação, academia, não sei quantos campos e tudo mais. Então é meio forte dizer que o clube era desleixado, porque gastava uma grana muito maior com outras coisas que eram espécie de mimo aos atletas, que viviam em um ambiente o mais confortável possível.

    Agora, algum técnico de eletricidade fez alguma gambiarra, e o clube e as famílias sofrem as consequências. Repito, o Flamengo não tinha o espaço regularizado por mera burocracia. Se tivesse com os documentos em dia, a prefeitura reconheceria o status regular do CT e emitiria todos os alvarás. E isso NÃO IMPEDIRIA O DESASTRE.

  18. issao 9 fevereiro, 2019 at 11:34 Responder

    Todos times se vangloriam de fazer contratações milionárias mas pra investir em alojamentos de qualidade para os garotos da base nada, só migalha, depois vende os garotos como se fosse mercadoria.

  19. Rogério Polles 9 fevereiro, 2019 at 12:26 Responder

    Craque Neto, perfeito seu depoimento, as crianças já estão com Deus, que os culpados sejam punidos porque TEM sim culpados e que as famílias sejam indenizadas, é o mínimo que esperamos da justiça brasileira e que a CBF ou algum outro órgão competente possa vistoriar com rigidez todas as instalações dos clubes e interditar as que estiverem fora das normas. As famílias estão de luto, o futebol está de luto.

  20. Sabino andriani 9 fevereiro, 2019 at 13:13 Responder

    Neto, dessa vez você falou tudo o que era preciso ser dito e com sensatez, parabéns e Força às famílias das vítimas do incêndio que aconteceu dentro de um contêiner nas dependências, do CT do clube que era o responsável pela vida deles, aqui não cabe nem citar o nome do clube e nem essa mania das redes sociais em criar hashtag, sem sentido.

  21. JADILSON 9 fevereiro, 2019 at 13:14 Responder

    neto, O CLUBE DE REGATAS FLAMENGO, ISSO FALA DA INSTITUIÇÃO, não e culpado os verdadeiros culpados são seus gestores, que devem ser punidos, saiba separa as coisas!
    o clube não deve sofrer nenhuma punição e sim prestar toda assistência aos familiares das vitimas!

  22. Paulo 9 fevereiro, 2019 at 13:54 Responder

    Neto, boa tarde.
    Houve falhas em todos os canais de responsabilidades, no caso dos bombeiros deveria ter sido expedido uma interdição, já que , tem que ter um laudo de exigências.
    Sou SGT do bombeiro e existe a falha por meio do órgão competente.
    Você pode ter certeza que o laudo de exigências não foi cumprido e alguém deixou de fazer cumprir a lei sobre proteção de incêndio, para alguma regalia particular.

  23. Ricardo 9 fevereiro, 2019 at 14:13 Responder

    Agora os demais clubes vão dar mais atenção às suas categorias de base. Força aos familiares; sou flamenguista e carioca, porém o meu clube tem que ser responsabilizado civil e penalmente por qualquer “possível” erro/negligência. mas vamos aguardar.

  24. Rodrigo 9 fevereiro, 2019 at 14:36 Responder

    Que comentário ridículo!! Tentando se promover com a tragédia dos outros!! Irresponsável!! Você viu algum jogador ou pai reclamando das instalações?????????w

    • Craque Neto 9 fevereiro, 2019 at 22:59 Responder

      Não preciso me promover pra nada. é só opinião. Você acha que pai vai reclamar e tirar o sonho do moleque? Muitos pais nem sabem das condições do alojamento.

  25. Joãoderval 9 fevereiro, 2019 at 16:49 Responder

    Quando vc “anunciou a tragédia”? Não é momento p procurar culpados. O termo”força Flamengo” não é para instituição Flamengo é para um contexto geral, dos meninos que faziam parte do clube seu babaca. Acorda e para de ser clubista. Respeite as famílias flamenguistas!

  26. Adriano 9 fevereiro, 2019 at 19:01 Responder

    Que Deus de força a todos os familiares craque neto não deveria ter futebol hoje nem amanhã isso é um absurdo ter jogo rolando enquanto os familiares estão com as dores nos corações . # Força Flamengo.

  27. Daniel 9 fevereiro, 2019 at 19:25 Responder

    Pra mim esses diretores e presidentes do Flamengo são tudo assassinos, receberam milhões e só pensa em comprar jogadores, e agora vem fala que é tragédia, pq colocaram essas crianças em um local que era proibido? Já tinham recebido mais de trinta multas por isso ….uma vergonha …essa torcida eles deviam era protesta contra esses presidentes e diretores pelo o que fizeram….não vejo um jornal fala isso ,td baba ovo do Flamengo

  28. Netho 9 fevereiro, 2019 at 22:05 Responder

    Tite tá caladinho, caladinho.
    E olha que ele fala muito, fala muito.
    Aliás, tá todo mundo muito caladinho e ninguém foi preso nem responsabilizado.
    É o país do esculacho.
    É o pais do 10 a 1 em Casa.
    Veja como um país trata as suas crianças e o seus idosos e conhecerás esse país.
    A entrevista do CEO do Flamengo é um acinte, um deboche, uma patuscada inominável.
    Não cabem palavrões em comentários, mas as respostas do CEO do Flamengo cabem em um tanque de merda.

  29. Edson 9 fevereiro, 2019 at 22:37 Responder

    É impressionante como até das tragedias você sente inveja. Não sabe fazer outra coisa senão criticar. Senti pena na abertura do seu programa no dia do acidente vendo você tentando chorar, falsidade na sua mais pura forma.

  30. Mosqueteiro Vingador 10 fevereiro, 2019 at 11:16 Responder

    Penso que se fosse em qualquer time do mundo, o mesmo seria rebaixado para a série B no dia seguinte, ou até mesmo proibido de participar de qualquer competição! Vamos esperar pra ver se fazem isso com o time da Globo!!! Espero que SIM!!!

  31. Paulo Melo 10 fevereiro, 2019 at 11:45 Responder

    Netao, agita uma reportagem investigativa sobre as condicoes dos cts da base nos clubes brasileiros. Fazer os clubes acertarem esse erro na marra e de alguma forma fazer valer as mortes desses meninos. Todos os clubes aparecendo na midia o estado atual nesse momento ira obrigar todos a criar uma melhor estrutura.

  32. altemir 10 fevereiro, 2019 at 13:07 Responder

    Engraçado quando o avião da chapecoense caiu (responsabilidade do time que quis economizar) ERAM TODOS CHAPE…..agora que é o Flamengo….ai o time é o vilão!!! O time deve ser responsabilidade sim…..deve ser punido conforme a lei….indenizar até o último centavo as famílias..mas não seja hipócrita NETO!!! Seja pelo menos imparcial não demonstre tanta dor de cotovelo com o Flamengo!!! Pelo menos essa tragédia (tragédia sim….ou devem achar que foi de propósito

  33. Netho 10 fevereiro, 2019 at 13:38 Responder

    Tem de ser muito F.D.P. !!!
    Empilhar garotos dentro de um contêiner!!!!!
    Flamengo até morrer…carbonizado.
    Diretoria do Urubu, V.T.N.C.
    Diretoria tem de ir, todinha, a P.Q.P!!!
    Cana, indenização milionária, multa e demissão dessa canalhada!
    Incompetentes, irresponsáveis, safados.
    Grupelho Criminoso!

  34. Júninho Silva 12 fevereiro, 2019 at 02:35 Responder

    Ah neto, como foi bom ver O NETO HOMEM e não o personagem corintiano, você falou a mais pura verdade que a tempos não ouvia você falar, cada palavra sua fez sentido, foi direta, sincera e precisava ser ouvida.
    Gostava de ver você na época que era apenas comentarista pois você falava a verdade sem clubismo, mas hoje talvez pelos NÚMERO$$$ do ibope seja obrigado a vestir-se do personagem que prefere polêmica cutucando clubes ao invés de rasgar a verdade aos quatros cantos sem medo ou se ligando para nada.

    Parabéns, esse NETO que vi se existisse sempre você seria número 1 no coração de muitos independente de times, sou palmeirense mas se infelizmente tudo isso tivesse acontecido com meu time eu deixaria de torcer pra ele, pois com tanto dinheiro não pode tratar CRIANÇAS em busca de sonhos como COISAS que joga em um canto sem humanidade alguma.

    É vergonhoso ver pessoas citar o clube, ao invés das vítimas. Assim como a chapecoense até hoje é lembrada, mas as famílias destruidas esquecidas, lutando buscando algo na justiça para poderem ter suas vidas continuadas com um buraco deixado.

    O Flamengo sempre existirá, as famílias serão esquecidas assim como brumadinho já foram.
    Grande abraço!

  35. Flavio 13 fevereiro, 2019 at 10:09 Responder

    Concordo, não pode passar impune o que aconteceu no Flamengo. Não basta só punir o clube, é preciso botar pessoas na cadeia ou esse crime passará impune.